Conforme Dias e Naves (2007, p. 7, 17-18):
O tratamento da informação tem sido considerado uma das funções de grande importância no desempenho de bibliotecas e sistemas de recuperação da informação. Pode ser dividido em dois grandes tipos, de acordo com a natureza da atividade que desenvolve: o tratamento descritivo, que lida com dados físicos extraídos do documento, e o tratamento temático, que procura descrever o conteúdo (o “assunto”) do documento.
[...]. O tratamento descritivo cuida daqueles aspectos mais objetivos capazes de bem identificar, extrinsecamente, um documento: o autor, o título, a editora, e elementos similares. O tratamento temático, ao contrário, tem uma forte carga subjetiva pois, como o nome indica, visa caracterizar o documento do ponto de vista do seu conteúdo.
[...]. O tratamento descritivo e o tratamento temático são também conhecidos como representação descritiva e representação temática, respectivamente.
Gab. C
DIAS, Eduardo Wense; NAVES, Madalena Martins Lopes. Análise de assunto: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2007. 116 p.