SóProvas


ID
389122
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A grande maioria das organizações não adota um único critério de departamentalização, empregando em seu lugar um critério misto, de modo que não haja uma estrutura rígida e sim que atividades sejam agrupadas de forma que contribuam melhor para o alcance dos objetivos da empresa. Os cinco critérios para a departamentalização são:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    " (...) Como vimos, os critérios de departamentalização utilizados para o agrupamento de atividades são por função (ou propósito), por produto (ou serviço), por processo, por clientela, por localização (ou área geográfica) e, antes de apresentar cada um individualmente, tornam-se necessários dois esclarecimentos: (...)"

    Fonte: Administração: Teoria e Aplicações
     Por Jose Carlos Faria
    http://books.google.com.br/books?id=TAe5Q41zF4MC&pg=PA184&lpg=PA184&dq=Os+cinco+crit%C3%A9rios+para+a+departamentaliza%C3%A7%C3%A3o+s%C3%A3o+fun%C3%A7%C3%A3o,+produto,+processo,+clientela+e+localiza%C3%A7%C3%A3o&source=bl&ots=hIyQKFHDd8&sig=xeD-Er6KPYvIFs8URVY-zWAol5M&hl=pt-BR&sa=X&ei=uatMUuuFGOPOiwKV04DYBA&ved=0CH0Q6AEwCQ#v=onepage&q=Os%20cinco%20crit%C3%A9rios%20para%20a%20departamentaliza%C3%A7%C3%A3o%20s%C3%A3o%20fun%C3%A7%C3%A3o%2C%20produto%2C%20processo%2C%20clientela%20e%20localiza%C3%A7%C3%A3o&f=false
  • LETRA D. CHIAVENATO - Qualquer um desses quatro fatores – função, processo, clientela, localização – proporciona, respectivamente,
    departamentalização por função, por processo, por clientela ou por localização geográfica. A ideia básica era a de que quanto mais departamentalizada a organização, mais ela será eficiente. LETRA B. 

    CLIENTELA

    FUNÇÃO

    P ROCESSO

    PRODUTO 

    LOCALIZAÇÃO 

  • A questão em exame exige que tenhamos conhecimentos sobre os critérios de departamentalização. A alternativa correta deve apresentar cinco deles. Vamos lá.

    Dentre os principais critérios de departamentalização temos:

    1. Departamentalização por funções se fundamenta no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.
    2. Departamentalização por produtos/serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços (CHIAVENATO, 2014) para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço.
    3. Departamentalização por processos é usada frequentemente nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional, nas áreas de operações ou produtivas. A diferenciação e o agrupamento ocorrem pela sequência do processo de produção. Neste critério, cada setor da organização é dono de um macroprocesso, e cada fase/etapa desse macroprocesso está aos cuidados de uma unidade integrante desse setor.
    4. Departamentalização por clientes envolve, segundo Chiavenato, a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho e executado. É um importante critério quando a organização lida com diferentes classes de clientes, com características e necessidades distintas. Isso fica evidenciado com a divisão, típica desse modelo, das unidades organizacionais para que cada uma delas possa atender um tipo diferente de cliente, segundo suas preferências e necessidades.
    5. Departamentalização geográfica envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais.

    Após analisar cada uma das alternativas, fazendo as devidas correções, podemos concluir que nosso gabarito só pode ser um:

    GABARITO: B

    Fonte: 

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014

  • Gabarito: B