SóProvas


ID
3891241
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao serviço de referência, julgue o item.


O processo de referência é composto pelas seguintes fases: o problema; a necessidade de informação; a questão inicial; a questão negociada; a estratégia de busca; o processo de busca; a resposta; a solução; e a avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Essas são as etapas do processo de referência proposto por Grogan.

  • Avaliação???

  • O processo de referência conforme Grogan (2001, p. 51-54) formam assim oito passos: o problema, a necessidade de informação, a questão inicial, a questão negociada, a estratégia de busca, o processo de busca, a resposta e a solução.

    OBS.: Conforme o autor não existe "Avaliação" explícito no PR.

    Grogan, Denis. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2001.

  • os 8 passos na decoreba

    PRONIQIQNESPRORESOL

    NUNCA MAIS ERRA.

  • Se a avaliação não entra nos oitos passos, por que o gabarito está como certo ?
  • Acho que caberia recurso nesta questão também...

  • Sim, as bancas já estão considerando o retorno do usuário como o 9 passo do serviço de referência. É ficar espertx pq se colocar a Avaliação como 9 passo é certo tmb!

  • → [...]. Não se deve esquecer, contudo, que existe em geral mais uma etapa final: "como [as pessoas] utilizam a informação ou o conhecimento que aceitam como resposta", segundo S.D. Neill. (GROGAN, 2001, p. 54).

    (QUADRIX 2018, FGV/2019 e UFF/2019)

  • A avaliação está embutida na solução: a solução é a avaliação da resposta, donde conclui-se se o processo foi finalizado, se realmente chegou-se a uma solução completa do problema inicial. Afirmar que é outra fase sem respaldo na literatura realmente pode ser um equívoco da banca. Alguém achou alguma referência sobre isso na literatura?

  • "Não se deve esquecer, contudo, que existe em geral mais uma etapa final: "como [as pessoas] utilizam a informação ou o conhecimento que aceitam como resposta", segundo S.D. Neill. Para o usuário esta, naturalmente, é a etapa mais importante, todo o objetivo do exercício estando em utilizar informações para a solução do problema inicial. Como, porém, isso ocorre fora do controle do bibliotecário e depois que o usuário foi embora, fica difícil imaginar como se possa considerá-lo parte do processo de referência." (GROGAN, 1995, p. 54)

    Há uma MENÇÃO a uma outra etapa que nem é o Grogan que menciona.

    COSEAC (2019, UFF) e FGV (2019, DPE-RJ) elaboraram questões considerando essa outra etapa, mas nenhuma das duas disse explicitamente que essa etapa fazia parte do processo de referência.

    COSEAC: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/215e816a-80

    FGV: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/4e47b1f5-66

    Além disso, na última etapa do processo, a solução, Grogan diz que:

    ""Também é de boa prática o bibliotecário e o consulente avaliarem juntos o 'produto' da pesquisa, e que ambos o aprovem antes de chegar de comum acordo à conclusão de que o processo foi concluído" (GROGAN, 1995, p. 54)"

    Porém isso faz parte da solução, não é outra etapa em si.

    Acho que caberia recurso. Banca maluca.

  • Quando penso que sei kkkk não sei. Senhor toma conta