SóProvas


ID
3892663
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

    O paciente 1 apresenta fala espontânea, mas marcada  por  repetição  e  quantidade  reduzida  de  palavras,  ao  passo  que  a  compreensão  da  linguagem  se  mantém  intacta.  O  paciente  2  consegue  falar  espontaneamente  de  maneira  bastante  fluente, mas com comprometimento do conteúdo  do  discurso.  Apresenta  ainda  dificuldades  acentuadas  na  compreensão  da  conversação.  O  paciente  3  consegue  produzir  um  discurso  fluente  e  carregado  de  sentido  e  também  consegue  entender  o  que  lhe  é  dito,  no  entanto  apresenta dificuldades marcantes na  repetição de palavras,  marcada por erros fonológicos e lexicais. 


Com base nesse caso hipotético, os pacientes 1, 2 e 3 podem  ser  classificados,  respectivamente,  com  os  diagnósticos  de  afasia de 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    No relato em questão o paciente 1, pelo déficit de união das palavras já nos ajuda a identificar que se refere a um quadro de afasia de broca. Vejamos:

    "afasia de Broca acontece nas regiões frontais do hemisfério, locais responsáveis pela expressão, ou seja, em como as palavras vão se unir para formar frases. Por isso, o paciente não consegue formar frases completas nem entender quando ditas por outras pessoas."

    O paciente 2 apresenta comprometimento no conteúdo do discurso e foi o que me levou a compreender que se tratava de Wernick. Vejamos:

    "2.2.1.2 Afasia de Wernicke

    Os pacientes apresentam problemas para compreender a linguagem falada e escrita. Podem produzir um discurso aparentemente fluente, mas falam coisas sem sentido. O doente produz uma grande quantidade de discurso a débito normal, mas com a sua estrutura morfológica muito alterada."

    Já o paciente 3, por apresentar comportamento verbal de repetição e erros, nos leva a compreender que se refere a afasia de condução. Vejamos:

    "A afasia de condução é caracterizada por uma linguagem fluida, mas com alteração significativa de repetição, com compreensão preservada ou quase, e uma expressão com dificuldade de encontrar as palavras (anomia), ou seja, substituir um fonema por outro (parafasias fonêmicas)."