SóProvas


ID
3892699
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação aos diferentes quadros de demência, julgue os itens a seguir.


I Uma importante diferença entre um quadro de demência e um quadro de comprometimento cognitivo leve é a intensidade dos sintomas.

II Nem todos os casos de demência apresentam comprometimento da memória como primeiro sintoma identificado.

III Os sintomas comportamentais da demência frontotemporal podem ser tanto de apatia quanto de desinibição.

IV Um dos sintomas da demência frontotemporal é a anosognosia.

V A demência semântica é caracterizada por degeneração nos lobos temporais, em especial no esquerdo.


A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

  • A alegria que eu tenho quando vejo que tem alguém que já comentou uma questão que não estou compreendendo é proporcional a decepção quando vejo que alguém só replicou o gabarito.

  • A questão considera os cinco itens corretos e versa sobre as diversas formas de demências e tais informações possivelmente não foram retiradas de uma única referência, mas sim de informações que apresentam um consenso consistente na literatura acerca do assunto, cabe ressaltar que se trata de uma prova para especialista em Neuropsicologia. Vamos analisar item a item:

    I - Uma importante diferença entre um quadro de demência e um quadro de comprometimento cognitivo leve é a intensidade dos sintomas.

    Correto. Dentre as alterações cognitivas presentes na demência e citadas no Medicina Net estão: diminuição de memória, dificuldade em compreender comunicação escrita ou verbal, dificuldade em encontrar as palavras, esquecimento de fatos de conhecimento comum (por exemplo, nome do presidente).

    A intensidade desses sintomas, especialmente em pessoas que estão adentrando o envelhecimento, é um fator importante a ser observado.

    II Nem todos os casos de demência apresentam comprometimento da memória como primeiro sintoma identificado.

    Correto. Conforme dito por Sergio Hototian  em uma entrevista para o portal do Drauzio Varella:

    ''Assim como a doença de Alzheimer e as demências vasculares, a demência frontotemporal é uma enfermidade frequente e importante, mas seus sintomas podem passar despercebidos.

    O sinal marcante da doença é a mudança de comportamento no que se refere à resolução de problemas do dia a dia com tendência à impulsividade. Começa a chamar a atenção da família a grande dificuldade que a pessoa mais velha demonstra diante de problemas já conhecidos e as formas incoerentes e bizarras de solução que encontra, muitas vezes, na base da força. Outra alteração importante é a mudança da tolerância à angústia e a problemas comuns, causando isolamento social nos casos mais graves.''

     III- Os sintomas comportamentais da demência frontotemporal podem ser tanto de apatia quanto de desinibição.

    Conforme o Medicina Net: O quadro clínico da DFT caracteriza-se por curso insidioso de alteração do comportamento ou da personalidade, por exemplo, desinibição, impulsividade, apatia, perda do insight, desinteresse, afastamento social. Há dificuldade em planejamento e na capacidade de julgamento. 

  • (continuação)

    IV - Um dos sintomas da demência frontotemporal é a anosognosia  

    A anosognosia, conforme referência consultada refere-se a incapacidade de reconhecimento da doença pelo paciente e é presente não somente nesse quadro de demência mas também em outros como a doença de Alzheimer.

    V- A demência semântica é caracterizada por degeneração nos lobos temporais, em especial no esquerdo.

    Conforme Caixeta e Mansur (2005), a demência semântica é uma síndrome clínica que faz parte do grupo das degenerações lobares frontotemporais. No estudo dos autores, eles relatam sobre um estudo realizado com um paciente cuja ressonância nuclear magnética do encéfalo e a SPECT cerebral evidenciaram atrofia bitemporal assimétrica com predomínio à esquerda, o que confere a assertiva respaldo dentro da literatura acerca desse tipo específico de demência.

    Abaixo as referências consultadas:

    https://www.scielo.br/j/anp/a/LTKFQT8fK7jzzD74RYvGvng/?lang=pt

    https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/demencias-frontotemporais-entrevista/

    https://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1341/demencias.htm

    https://www.scielo.br/j/rpc/a/vDWWPRwcxyLdXzvSqy5NSSx/?lang=pt