SóProvas


ID
3895069
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à atuação do psicólogo da saúde em casos de doenças crônicas e fatais, julgue as os itens que se seguem.


I Em casos de doenças cardiovasculares, os psicólogos da saúde proporcionaram uma explicação biopsicossocial para a maneira como a hostilidade e a raiva contribuem para essas enfermidades. Espera‐se que estados emocionais‐cognitivos hostis levem a comportamentos antagônicos e agressivos que produzem conflitos interpessoais, que, por sua vez, geram redução no apoio social, mais efeitos negativos e reatividade cardíaca que prejudica as artérias.

II Sobre diabete, o conhecimento, as crenças e o comportamento dos pacientes afetam muito a capacidade de manejar a doença. Isso torna o papel do psicólogo da saúde particularmente importante. O psicólogo auxilia na adaptação do paciente ao diabete, no tratamento de transtornos psicológicos relacionados com a doença, no controle do peso e do estresse, no aumento da adesão aos regimes de tratamento, na melhoria da comunicação e no aumento do apoio social.

III Nos tratamentos contra o câncer, os psicólogos da saúde fizeram um progresso considerável, compreendendo as reações psicológicas dos pacientes em relação ao tratamento e aos tipos de intervenção eficazes. Eles observaram, por exemplo, que informações metodológicas sobre os processos e as etapas do tratamento produzem um efeito negativo no paciente, prejudicando sua adesão.

IV Os psicólogos da saúde têm investigado diversos fatores psicossociais que interferem no rumo da infecção por HIV e da AIDS. O estresse, as emoções negativas e o isolamento social influenciam a velocidade em que a doença avança, talvez alterando os ambientes hormonais e imunológicos que afetam a resistência das células hospedeiras do vírus invasor.

V Com relação à AIDS, os psicólogos da saúde desempenham seu papel de tratamento, auxiliando os pacientes no enfrentamento da doença, mas não tendo como campo de atuação a prevenção primária e secundária.


A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    As assertivas incorretas são:

    III Nos tratamentos contra o câncer, os psicólogos da saúde fizeram um progresso considerável, compreendendo as reações psicológicas dos pacientes em relação ao tratamento e aos tipos de intervenção eficazes. Eles observaram, por exemplo, que informações metodológicas sobre os processos e as etapas do tratamento produzem um efeito negativo no paciente, prejudicando sua adesão.

    As informações sobre o processo de adoecimento e etapas de tratamento além de serem de direito ao paciente não provocam efeitos negativos pelo fato da informação, do contrário, colaborará para o estabelecimento de vínculos de confiança e apoio para com a equipe, o que se caracteriza como um fator positivo ao tratamento;

    V Com relação à AIDS, os psicólogos da saúde desempenham seu papel de tratamento, auxiliando os pacientes no enfrentamento da doença, mas não tendo como campo de atuação a prevenção primária e secundária.

    O psicólogo da saúde possui sua atuação, hoje, bem definida dos níveis menos complexos aos mais complexos da saúde.