SóProvas


ID
3896044
Banca
INSTITUTO MAIS
Órgão
Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto abaixo para responder à questão.


Patamar de segurança


    O aumento dos assassinatos começou a ser detectado nas cidades brasileiras a partir da década de 1960, em paralelo ao recrudescimento de um processo acelerado e precário de urbanização.

    Estudos indicam que, em São Paulo, pulou-se de 5,9 para 10,3 casos por 100 mil habitantes entre 1960 e 1975. Desde então, o quadro agravou-se, sob efeito da expansão do tráfico de drogas, da ineficiência e da corrupção policial, da degradação penitenciária, das falhas da Justiça e do agravamento nas desigualdades socioeconômicas.

    Já no fim da década de 1980, os homicídios ultrapassavam os acidentes de trânsito para liderar as causas de morte na população brasileira entre 15 e 24 anos.

    Levantamentos apontam que, de 1980 a meados da década de 1990, a taxa de homicídios entre homens com idade de 15 a 29 anos saltou de 19,3 para 56,4 por 100 mil.

    Desde o início dos anos 2000, no entanto, observa-se uma drástica e constante redução dos homicídios tanto no Estado quanto no município de São Paulo - constituindo-se num caso que desperta a atenção de especialistas e suscita, em universidades e centros de estudo, um esforço elucidativo.

    Embora seja saudável discutir alternativas de longo prazo ao atual modelo de segurança pública, o recomendável é melhorar a polícia e o sistema prisional.

    No primeiro caso, ainda se investiga pouco e mata-se muito. No segundo, é preciso aplicar mais penas alternativas para os delitos não violentos e acabar com a superlotação, que propicia o funcionamento do presídio como escola de marginais e base de recrutamento para o crime organizado.

Folha de S.Paulo – 2/9/12

Assinale a alternativa que contenha palavras que, tal como em “homicídio”, também são grafadas com H.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar o EM da alternativa A, o por que está certo nesta questão?

  • Acertei a questão. Alguém saberia o pq da B estar errada ?

  • @qconcurso as questões e as estatísticas estão trocadas em várias questões

  • Letra B - a letra A , obituário não tem H .
  • Gabarito: B

    a) Obituário = relativo ou pertencente a óbito.

    b) Gabarito

    c) Úmido = levemente molhado. Em Portugal a grafia é com h por força da etimologia e pela tradição gráfica. No Brasil é sem.

    d) Otorrino = abreviação de otorrinolaringologista: médico especialista em ouvido, nariz e garganta. O termo é uma aglutinação das palavras de origem grega oto (orelha), rino (nariz) e laringo (garganta).

    Desistir não é uma opção.