-
o concurso já seria a seleção, não entendi
-
GABARITO CERTO
Recrutamento: atração de pessoas para participarem do processo seletivo. Embora não envolva decisão (escolha) sobre o candidato, o recrutamento precisa levar em consideração o perfil do cargo.
b) Recrutamento Externo
Atração de pessoas que não pertencem à organização para participar da seleção.
Seleção: Escolha do melhor candidato de acordo com o perfil do cargo e da empresa.
FONTE: GESTÃO DE PESSOAS - KÁTIA LIMA - GRANCURSOS
-
Errei por não entender a justificativa do ...pois...
eu em
-
gabarito contestável.
-
São os preferidos? concurso tá na lei, não tem essa de preferência.
-
Fazem essas questões pra derrubar quem realmente estuda... existe concursos internos, e ainda dizer que os concursos são os preferidos... Ele seria obrigatório em respeito a isonomia... Mas enfim
-
Certo
O concurso público é um recrutamento Externo.
Recrutamento é o processo de atrair um conjunto de candidatos para um particular cargo. Ele deve anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatos qualificados para disputa-lo. 0 mercado do qual a organização tenta buscar os candidatos pode ser interno, externo eu uma combinação de ambos. Em outras palavras, a organização deve buscar candidatos dentro dela, fora dela ou em ambos os contextos.
Chiavenato 3ª edição Gestão de Pessoas.
-
Concurso não seria uma SELEÇÃO através de PROVAS de conhecimento????
-
Alguém francamente se sente mais inteligente quando acerta esse tipo de questão? O pessoal da Quadrix quer inovar com uma doutrina só deles.
-
-
Novamente, essa questão é polêmica. Como exemplo, cito o caso de um Analista da Receita Federal que decide-se por buscar um novo cargo de Auditor da Receita Federal; deverá submeter-se a novo concurso público para isso.
Portanto, a Receita Federal realiza um recrutamento fundamentalmente externo, mas que na verdade é uma mistura de recrutamento interno e externo.
Ademais, afirmar que "candidatos não provenientes do órgão são os preferidos" seria demonstrar que há distinção entre candidatos, numa quebra evidente de isonomia.
-
Essa questão não está correta.
O edital, o chamamento de pessoas dentro daquele perfil, pra se inscreverem, é o recrutamento.
A aplicação das provas, o concurso em si, é a seleção.
No entanto, a banca deu a entender que usou a palavra recrutamento numa pegada geral, no sentido de todo o processo, mas isso tira a objetividade que uma questão de concurso pede. Dá margem a darem qualquer gabarito.
Melhorem, bancas.
-
A meu ver, em geral, o provimento de cargo público é um recrutamento misto. Por exemplo, podem concorrer a uma vaga de analista de tribunal tanto os técnicos do respectivo tribunal quanto pessoas de fora. E conforme a Constituição Federal, não existe essa de preferência entre pessoas do órgão ou de fora do órgão. Conforme os colegas comentaram, também concordo que o concurso de provas ou provas e títulos é uma técnica de seleção. A divulgação do edital de abertura é um meio de recrutamento.
-
Marquei errado pois nada impede um funcionário do órgão de fazer o concurso, achei esse gabarito incorreto...
-
"Novamente, essa questão é polêmica. Como exemplo, cito o caso de um Analista da Receita Federal que decide-se por buscar um novo cargo de Auditor da Receita Federal; deverá submeter-se a novo concurso público para isso"
Na dúvida vai pela regra que seria concurso como recrutamento externo, pensar assim é extrapolar a questão