-
Arquivamento indireto usa-se o sistema indireto onde para se localizar um documento é necessário utilizar um índice ou um código.
-
iNDireto. > numerico, sempre remissivo
-
Gabarito: certo.
Marilena Leite Paes:
Sistema direto --> é aquele em que a busca do documento é feita diretamente no local onde se acha guardado (ex: alfabético e geográfico)
Sistema indireto --> é aquele em que, para se localizar o documento, é preciso antes consultar um índice ou um código (ex: numérico)
Fonte: Livro Arquivo: teoria e prática
-
Sistema INdireto -> INdice auxiliar
-
Danilo,
A questão NÃO diz que alfabético é indireto, está claro que: No método INDIRETO, usa-se o alfabético como auxiliar, exatamente pelo fato de o alfabético ser um método DIRETO.
-
O índice alfabético remissivo é o instrumento que organiza os assuntos em ordem alfabética, e em seguida informa em quais documentos tais assuntos podem ser pesquisados, e onde estão localizados esses documentos no depósito.
O sistema de arquivamento indireto é composto por métodos que, apesar de seguirem uma lógica de organização a qualquer pessoa, ainda necessitam de informações complementares para a recuperação de documentos. Por exemplo, apesar de a lógica numérica ser comum a todas as pessoas, ainda é necessário alguma ferramenta que liste o conteúdo de armazenamento (gavetas, prateleiras, caixas, pastas, etc).
O índice alfabético remissivo, considerando a sua função de indicar documentos, é uma das ferramentas que podem ser utilizadas para a localização de documentos, servindo para auxiliar os métodos do sistema de arquivamento indireto.
Gabarito do professor: Certo.
-
Direto ao ponto!
No sistema de arquivamento indireto, é necessário recorrer a um índice alfabético remissivo.
Resumo:
DIGA: DIreto = Geográfico + Alfabético (Não índice)
INI: Indireto = Numérico + Ideográfico (Com índice)
GABARITO:CERTO
-
Gab. certo
Mas, a questão diz que "é necessário" acudir a um índice ALFABÉTICO remissivo.
Não necessariamente, pode ser um índice numérico ou ideográfico... estou certo?