SóProvas


ID
3897517
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que se refere a problemas e patologias de pinturas em paredes, julgue o item.


Para solucionar problemas de mofos em paredes, basta cobrir a parte mofada com duas ou mais demãos de tinta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 13245

    Condições da superfície

    a)superfícies em bom estado;

    b)superfícies com imperfeições: lixar e eliminar o pó. Corrigir com massa niveladora conforme o ambiente ( interno ou externo);

    c)partes mofadas: lavar com solução de água e água sanitária em partes iguais, esperar 6h e enxaguar bem. aguardar a secagem;

    d) Superfícies com brilho: lixar até eliminar o brilho e remover o pó, limpando com pano umedecido em água.

    e)superfícies com gordura ou graxa: lavar com solução de água e detergente neutro e enxaguar.

    f) superfícies com umidade: identificar a origem e tratar de maneira adequada.

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre o serviço de pintura, que, por sua vez, é realizado com o objetivo de proteger e conferir acabamento ao substrato. Para tanto, é necessário que a mesma seja bem executada.

     

    A ABNT NBR 13245 (2011) apresenta recomendações para a preparação de superfícies e execução de pinturas em edificações não industriais. Em seu item 6.2.2, ela apresenta procedimentos para tratar diversas condições de superfícies. Especificamente para superfícies com mofo, a norma faz as seguintes recomendações:

     

    “6.2.2

     

    (...)

     

    b) superfície com mofo: lavar com solução de água e água sanitária em partes iguais, esperar 6 horas e enxaguar bem. Aguardar a secagem;"

     

    Visto isso, a afirmação do problema está errada, pois para solucionar o problema de mofo em paredes não basta aplicar duas demãos de tinta.

     

    Gabarito do professor: ERRADO.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 13245: Tintas para construção civil — Execução de pinturas em edificações não industriais — Preparação de superfície. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.