-
Documentos Permanentes, NÃO SE DESCARTAM, devem ser arquivados permanentemente.
-
GABARITO ERRADO
NÃO SE DESCARTA DOCUMENTOS DE VALOR PERMANENTE, AINDA QUE HAJA CÓPIA, O ORIGINAL DEVE SEMPRE SER ARQUIVADO.
Fé.
-
Os documentos permanentes são digitalizados justamente para os originais serem preservados. Assim, guardam-se os documentos originais permanentes e abre para consulta os digitalizados.
GAB: ERRADO
-
Só complementando...
Não há que se falar em descarte de documentos permanentes, mesmo que eles tenham sido digitalizados ou microfilmados. As bancas adoram confundir isso.
A digitalização serve para evitar o manuseio constante dos documentos permanentes. Além disso, dá a possibilidade de acesso múltiplo e simultâneo. No mais, serve para preservar o original.
Legislação: Lei 8159/91
Art. 10º - Os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.
-
ERRADO
13.874/2019
Art. 2º-A § 1º Após a digitalização, constatada a integridade do documento digital nos termos estabelecidos no regulamento, o original poderá ser destruído, ressalvados os documentos de valor histórico, cuja preservação observará o disposto na legislação específica.
-
As informações registradas em documentos produzidos em suporte papel podem ser digitalizados.
Entretanto, a questão trata de documentos de valor permanente, ou seja, documentos que possuem características históricas, culturais, probatórias ou informativas e que, por esse motivo, serão guardados permanentemente. Portanto, ainda que haja uma mudança de suporte, os documentos em suporte papel devem ser mantidos.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
"poderá ser destruído".