SóProvas


ID
3897793
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A linguagem, segundo Vygotsky, é o sistema simbólico fundamental na mediação entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Para o autor, as duas funções básicas da linguagem são:

Alternativas
Comentários
  • Vygotsky afirma que a linguagem possui duas funções básicas: intercâmbio social e pensamento generalizante. A função de intercâmbio social é bem visível nos bebês, uma vez que conseguem, por meio de gestos, expressões e sons, demonstrar seus sentimentos, desejos e necessidades. A função de pensamento generalizante pode ser exemplificada quando falamos, por exemplo, a palavra boi. Independentemente de ter visto de perto algum boi ou de comer ou não sua carne, nosso pensamento classifica tal palavra na categoria animais e nos remete à sua imagem.

    Dentre as manifestações da linguagem encontramos também a fala privada – é a fala consigo mesmo. Vygotsky a considera uma ligação entre linguagem e pensamento, já que, conforme a fala privada se desenvolve, a criança torna-se capaz de orientar e dominar ações (MIRANDA; SENRA, 2012).

  • Para Vygotsky, a linguagem possui duas funções básicas:

    a) intercâmbio social, que pode ser visível nos bebês, uma vez que conseguem, por meio de gestos, expressões e sons, demonstrar seus sentimentos, desejos e necessidades.
    b) pensamento generalizante, que pode ser exemplificada quando falamos, por exemplo, a palavra boi. Independentemente de ter visto de perto algum boi ou de comer ou não sua carne, nosso pensamento classifica tal palavra na categoria animais e nos remete à sua imagem.
    Vejamos os demais conceitos apresentados na questão:
    - assimilação: é a capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas pela criança.
    - acomodação: é a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado.
    - fala egocêntrica: é uma fala interna, para si mesma, na qual criança não tenta se comunicar, pois, o que ela simplesmente faz é um comentário em voz alta do que está fazendo.
    - zona de desenvolvimento proximal: a distância entre o que ela já é capaz de fazer sozinha e o que  pode realizar com assistência de um adulto ou uma outra criança mais experiente.
    - zona de desenvolvimento distal: refere-se ao que a crianças ainda não é capaz de realizar.


    Gabarito do professor: Letra B.