A questão requer conhecimento acerca do processo interventivo realizado pelo psicólogo social
Segundo Aroldo Rodrigues (2003)¹, a Psicologia Social é o estudo científico da influência recíproca entre as pessoas (interação social) e do processo cognitivo gerado por essa interação (pensamento social). O autor afirma que todos os indivíduos vivem em um constante processo de dependência e interdependência entre seus semelhantes.
Trata-se do estudo das manifestações de comportamento em determinada situação que são surgidas pela interação ou expectativa de interação entre as pessoas, bem como dos processos cognitivos que emergem dessa interação social
Vamos aos julgamentos dos itens:
I - Verdadeiro. O psicólogo social deve compreender de que forma é processada a subjetividade dos indivíduos inseridos em uma interação social.
II - Falso. O psicólogo social não só trabalha, mas como deve trabalhar diretamente com os sujeitos, realizando intervenções. Como estratégias interventivas pode-se citar como exemplo: pesquisas, avaliação de recursos e criação de grupos estruturados e uso de instrumentos e técnicas que possibilitam beneficiar o grupo.
III - Verdadeiro. O fenômeno ético-político pode ocasionar sofrimento aos indivíduos. Como profissional voltado para as análises sociais e intervenções individuais, o psicólogo deve depreender o campo social em todos os seus aspectos, sabendo que esse campo gera sofrimento.
Gabarito da Professora: Letra D.
Fonte: ¹Rodrigues, Aroldo. Psicologia Social. Editora Vozes: 22ª edição. 2003