SóProvas


ID
3898084
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A violência estrutural, que impede a satisfação das necessidades básicas da maioria, não se reduz à distribuição inadequada dos recursos disponíveis; além disso, a violência estrutural exige o ordenamento da desigualdade opressiva por meio de uma legislação que ampara os mecanismos de distribuição social da riqueza e que produz uma força coercitiva que obriga a maioria respeitar tais mecanismos. Posto que a ordem social é produto e reflexo do domínio de uma classe social sobre as outras, a conclusão mais importante é também a mais óbvia: a violência está presente na própria ordem social e, portanto, não é arbitrário falar de violência estrutural. A citação de Ignácio Martín-Baró acima, extraída de Martins & Lacerda Jr (2014), significa que o(a)

Alternativas
Comentários
  • Vamos comentar cada uma das assertivas:

    A) INCORRETA. Não se reduz à distribuição inadequada dos recursos disponíveis, como afirma o texto. 

    B) CORRERA. Perfeita a colocação. 

    C) INCORRETA. O texto fala de violência estrutural,  que pode ser definida como uma violência gerada por estruturas organizadas e institucionalizadas, naturalizada e oculta em estruturas sociais, que se expressa na injustiça e na exploração e que conduz à opressão dos indivíduos.

    D) INCORRETA. Oxiii... como assim pouco??? Estudar, compreender e intervir no problema são atividades da Psicologia Social.

    E) INCORRETA.  Refere-se a uma forma de violência em que alguma estrutura social ou instituição social pode prejudicar as pessoas, impedindo-as de atender às suas necessidades básicas. Adultismo institucionalizado, preconceito de idade, classismo, elitismo, etnocentrismo, nacionalismo, especismo, racismo e sexismo são alguns exemplos de violência estrutural. Nada tem a ver com desrespeito à ordem.


    Gabarito do Professor: Letra B.