SóProvas


ID
3898279
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Prestes, Weiss e Araujo (2010), as atividades que envolveram o cavalo e seu ambiente favoreceram o enriquecimento de repertórios motores dos sujeitos pesquisados. Durante a montaria, os escolares deveriam permanecer atentos e concentrados nas atividades que estavam realizando para poder conduzir o animal corretamente por caminhos e percursos adequados e indicados. O movimento constante do cavalo desencadeou respostas motoras que estimularam constantes reajustes tônicos e posturais, que, por sua vez, incitaram os sistemas responsáveis pela propriocepção e pelo equilíbrio. Somando-se a isso, para conduzir o cavalo, as crianças tiveram que perceber seu corpo em conjunto com o corpo do cavalo. Compreender o movimento e o ritmo das andaduras dele, para que pudessem manter-se montadas, sem cair e sem colidir com objetos, pessoas, animais ou qualquer outro tipo de obstáculo, incidiu sobre o desenvolvimento, entre outros aspectos, do esquema corporal e da organização espacial e temporal. A manutenção da postura montado e a execução de diferentes posturas sobre o cavalo, como ficar em pé sobre os estribos, sentar-se de costas para a cabeça do animal, realizar o trote e o galope, são exemplos de atividades e situações que estimulam a motricidade global e o equilíbrio. Adiciona-se a isso a necessidade de manusear as rédeas constantemente, favorecendo intensamente o avanço da motricidade fina.


De acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão requer conhecimentos acerca do desenvolvimento psicomotor de crianças escolares.


    A referida questão foi retirada de um artigo científico que buscou investigar a importância da equoterapia no desenvolvimento motor e na autopercepção de crianças escolares.¹


    Para isso, os autores propuseram atividades de equoterapia para 2 crianças por três meses, para que, no final, pudessem realizar avaliação a partir da escala de desenvolvimento psicomotor e da escala do perfil de autopercepção para crianças.


    Foi escolhido para participar do estudo 2 crianças escolares que estavam com problemas de aprendizagem devido a dificuldades motoras.


    1. FALSO 

    No estudo não foi considerado.Aspectos de condições socioeconômicas dos sujeitos.Tendo em vista que as dificuldades de aprendizagem apresentadas não condizem com os aspectos econômicos. 


    1. FALSO

    O tamanho do cavalo não interfere no desenvolvimento motor ou na capacidade de autopercepção das crianças.O intuito de realizar atividades de equoterapia se perfaz no sentido de proporcionar um ambiente prazeroso e ao mesmo tempo didático, capaz de proporcionar desenvolvimento de recursos internos e maior relacionamento terapêutico às crianças.


    1. VERDADEIRO

    Foi evidenciado no presente estudo que as atividades com um cavalo pode propiciar maior motivação e desenvolvimento nas relações, pois permite à criança se relacionar, além do cavalo, com os profissionais, estagiários e outras pessoas que podem ter participado da atividade intervenção.


    1. FALSO 

    Acredito que essa alternativa tenha sido um pouco mal formulada pela banca. Apesar disso, a discussão referente aos resultados da pesquisa demonstra que alguns autores identificam diferentes vantagens para as atividades de equoterapia. Os autores mencionam que pode haver maior desenvolvimento das relações sociais, maior utilização de recursos cognitivos, e outros afirmam que a atividade pode proporcionar maior confiança em si mesmo e, com isso, melhora na auto estima. Porém todos esses fatores não são excludentes entre si e não divergentes. Como a alternativa está ambígua e de certa forma mal elaborada, a alternativa C é a mais completa.


    1. FALSO

    As dificuldades apresentadas pelos escolares podem ter origem em diversos aspectos. Processos relacionais, autoconceito e dificuldade motora podem estar relacionados a falta de entendimento e, consequentemente, a problemas de aprendizagem.



    Gabarito da Professora: Letra C.


    ¹PRESTES, Daniela Bosquerolli; WEISS, Silvio; OLIVEIRA ARAUJO, Julio César. A equoterapia no desenvolvimento motor e autopercepção de escolares com dificuldade de aprendizagem. Ciênc. cogn.,  Rio de Janeiro ,  v. 15, n. 3, p. 192-203, dez.  2010 .   Disponível on-line no site PEPSIC.