SóProvas


ID
3898309
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a visão de Thiers (1998), a construção do sujeito social passa pela criança, pelo adolescente e por seu desenvolvimento psíquico e pelas questões sociológicas e antropológicas. Nesse cenário, assinale a alternativa que não apresenta desvio quanto à atuação do psicólogo escolar.

Alternativas
Comentários
  • A questão requer conhecimentos acerca de conceitos sobre o desenvolvimento infanto-juvenil.


    O título da questão informa quanto à atuação do Psicólogo Escolar, mas percebe-se que as alternativas solicitam os aspectos do desenvolvimento humano.


    Nesse sentido, o psicólogo deve compreender as fases inerentes a cada etapa da vida do sujeito, permitindo integrar os conhecimentos teóricos aos fatos isolados da experiência de vida que revelam o comportamento característico do sujeito. Vamos analisar as alternativas.


    Observação: a questão solicita aquela alternativa que não apresenta desvio, ou seja, a alternativa correta.


    1. FALSA

    Os adolescentes não são crianças adultas. São pessoas rumo à vida adulta. Cada etapa da vida humana é única, não existem comparações de idade. A obrigação do terapeuta é olhar para o outro de forma a compreendê-lo e simpatizar a respeito da drástica mudança que é a adolescência.


    1. VERDADEIRA

    O período da adolescência é conturbado e turbulento, onde o indivíduo tem que lidar com o abandono da infância e o início de várias responsabilidades da vida adulta. As mudanças no corpo também se modificam drasticamente. É um período de intensas transformações físicas e emocionais, as quais o adolescente deve aprender a lidar.


    1. FALSA

    Os adolescentes têm problemas inerentes a essa fase. São problemas relacionados a mudanças bruscas do corpo, das emoções e da vida cultural e social. A família tem a função de oferecer apoio emocional e buscar compreender que esse período pode ser turbulento para todo o sistema.


    1. FALSA

    Na verdade, os possíveis agitos vivenciados nessa fase são motivados pelo luto, pelas perdas de fatores da infância, as quais o adolescente precisa aprender a lidar. 


    1. FALSA

    O adolescente precisa lidar com o luto que é a perda da infância, a busca de sua identidade e as grandes mudanças corporais ocorridas nessa época. É uma fase de intensa sensibilidade pelas perdas e buscas.


    Gabarito da Professora: LETRA B.