-
*Os cabos de fibra ótica não são suscetíveis à interferência RF (radio frequência) diferente do que ocorre com os sinais elétricos nos fios de cobre, não existe interferência entre um fio de fibra óptica e outro próximo no mesmo cabo. O que resulta em conversões nas recepções muito melhores, imagens melhores nas televisões, clareza nas ligações telefônicas.
-
ERRADO.
Fibras ópticas trabalham com reflexão da luz e transmitem sinais luminosos. Ao contrário dos cabos coaxiais ou par trançado, são imunes a interferências eletromagnéticas e ruídos.
(CESPE/FUB/2018) As fibras ópticas apresentam diversas vantagens em relação aos demais meios de transmissão metálicos, tais como dimensões reduzidas, imunidade a interferências eletromagnéticas e elevada capacidade de transmissão.
-
CABO DE REDE (EXCETO O METÁLICO): INTERFERÊNCIA POR REDE ELETROMAGNÉTICA!
FIBRA ÓPTICA: NÃO HÁ INTERFERÊNCIA, GERALMENTE É VIDRO/ PLASTICO (polímero)!
-
CABO DE FIBRA ÓTICA
Fios de vidro revestidos de camadas de plástico reflexivo. Permite a transmissão de bilhões de bits de dados por segundo por longas distâncias.
NÃO SUSCETÍVEIS À INTERFERÊNCA ELETROMAGNÉTICA.
1. MULTIMODO
Cabo grosso e mais fácil de dar manutenção, alto índice de refração - envio de múltiplos feixes de luz - o que atrapalha o seu desempenho.
2. MONOMODO
Cabo mais fino, envia de um único raio de luz e por isso a luz não refrata, e por consequência, é mais veloz.
-
são imunes porque são feitos de vidro ou plástico capaz de transmitir sinais luminosos ao atingir a parede de fibra...
o sinal é refletido