Tipos de Modulações Digitais
Para transmitir os sinais digitais são utilizadas técnicas de modulações digitais que são obtidas através da variação de amplitude, frequência e fase.
Modulação por Chaveamento de Amplitude ASK
A modulação ASK (Amplitude Shift Keying) consiste na modificação do nível de amplitude da onda portadora em função do sinal digital de entrada a ser transmitido. O sinal modulante assume um dos dois níveis discretos da fonte de informação (nível lógico 0 ou 1). As principais características dessa modulação são: facilidade de modulação e demodulação, pequena largura de faixa e baixa imunidade a ruídos. Por possuir essas características ela é indicada nas situações em que exista pouco ruído para interferir na recepção do sinal ou quando o custo baixo é essencial.
Modulação por Chaveamento de Frequência FSK
A modulação FSK (Frequency Shift Keying) consiste na variação da frequência da onda portadora em função do sinal digital a ser transmitido. A amplitude da onda portadora é constante durante o processo de modulação e a onda resultante varia a sua frequência conforme os níveis lógicos do sinal modulante. A principal característica dessa modulação é a boa imunidade a ruídos, mas necessita de uma maior largura de banda.
Modulação por Chaveamento de Fase PSK
A modulação PSK (Phase Shift Keying) consiste na variação da fase da onda portadora em função do sinal digital a ser transmitido. Quando ocorre uma mudança de nível lógico do sinal a ser transmitido há uma mudança na fase da onda portadora para indicar a mudança do nível lógico do sinal a ser transmitido. Essa modulação é a que apresenta melhor imunidade a ruídos e um significativo aumento da velocidade de transmissão.