Não existe essa distinção em relação ao uso. Basicamente, o monomodo e multimodo se diferenciam em relação ao tamanho da fibra óptica, ou seja, o monomodo tem uma fibra menor que o multimodo. Isso influencia no preço, a monomodo é mais cara e, também, na transmissão de dados, visto que a monomodo tem menos atenuação do sinal e menos refração do feixe de luz que a multimodo.
A monomodo = Mais fina; Mais cara; A distância de alcance do sinal é maior; Menos perda de pacotes de dados.
A multimodo = mais grossa; mais barata (é a usada pela OI nas residências, rs); distância de alcance do sinal é menor; mais perdas de pacotes de dados, pois há mais refração do feixe de luz.
Obs.: a fibra pode ser de vidro ou de plástico.
A Fibra Multimodo leva o feixe de luz por vários modos ou caminhos, por uma distância menor, com menores taxas de transmissão, mais imprecisa, diâmetro maior e alto índice de refração e atenuação, mas possui construção mais simples, é mais barata e utilizada em LANs.
A Fibra Monomodo leva o feixe de luz por um único modo ou caminho, por uma distância maior, com maiores taxas de transmissão, mais precisa, diâmetro menor e baixo índice de refração e atenuação, mas possui construção mais complexa, é mais cara e utilizada em WANs.
Para fibras ópticas, existem dezenas de conectores diferentes no mercado, mas os mais comuns são os conectores ST (Straight Tip) e SC (Subscriber Connector).