A leitura descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCN) é
A - definida como um processo ativo de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido. CERTA
B - definida como um processo difícil e contraditório de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido. Errada
C - vista como um processo rápido de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido. Errada
D - entendida como um processo diferenciado de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido. Errada
E - considerada como uma tarefa fácil, pois implica a aquisição de uma inteligência prática que o indivíduo deve possuir para conferir significado, organizar as palavras e buscar sentido. Errada
Esta questão exige que identifiquemos a definição de leitura descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCN).
SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa apresentam a seguinte definição de leitura:
“A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc. Não se trata simplesmente de extrair informação da escrita, decodificando-a letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica, necessariamente, compreensão na qual os sentidos começam a ser constituídos antes da leitura propriamente dita. [...] a leitura fluente envolve uma série de outras estratégias como seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível rapidez e proficiência. É o uso desses procedimentos que permite controlar o que vai sendo lido, tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, arriscar-se diante do desconhecido, buscar no texto a comprovação das suposições feitas, etc." (Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa, 1997, p. 41)
RESOLVENDO A QUESTÃO:
A única alternativa que especifica corretamente a leitura descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCN) é a que informa: "definida como um processo ativo de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido".
Analisemos as demais alternativas:
B) definida como um processo difícil e contraditório de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido.
Errada! A Leitura descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCN) é definida como um processo ativo (e não difícil e contraditório) de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido.
C) vista como um processo rápido de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido.
Errada! A Leitura descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCN) é vista como um processo ativo ativo (e não rápido) de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido.
D) entendida como um processo diferenciado de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido.
Errada! A Leitura descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCN) é entendida como um processo ativo (e não diferenciado) de construção de significado de um texto, de acordo com os objetivos e os conhecimentos prévios do leitor sobre o assunto. A leitura exige algumas estratégias, como a verificação, a seleção, a antecipação e a inferência, que dão ao leitor o controle do que é lido.
E) considerada como uma tarefa fácil, pois implica a aquisição de uma inteligência prática que o indivíduo deve possuir para conferir significado, organizar as palavras e buscar sentido.
Errada! Não se trata simplesmente de extrair informação da escrita,
decodificando-a letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma
atividade que implica, necessariamente, compreensão na qual os sentidos
começam a ser constituídos antes da leitura propriamente dita.
Gabarito do professor: Letra A.