Toda moral consiste num sistema de regras e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras (Piaget, 1977; apud La Taille, 1992).
Assim, Piaget - autor do conceito enunciado na questão - escolheu como campo para suas pesquisas sobre o desenvolvimento da moral, o jogo de regras. Segundo ele, os jogos coletivos de regras são paradigmáticos para a moralidade humana. E isto por três razões, pelo menos:
✓ representam uma atividade interindividual necessariamente regulada por certas normas que, embora geralmente herdadas das gerações anteriores, podem ser modificadas pelos membros de cada grupo de jogadores, fato este que explicita a condição de "legislador" de cada um deles.
✓ embora tais normas não tenham em si caráter moral, o respeito a elas devido é, ela sim, moral (e envolve questões de justiça e honestidade).
✓ tal respeito provém de mútuos acordos entre os jogadores, e não da mera aceitação de normas impostas por autoridades estranhas à comunidade de jogadores (La Taille, 1992).
A evolução da prática e da consciência da regra - e como concluiudepois, tambémdo desenvolvimento do juízo moral - pode ser dividida em três etapas:
LA TAILLE, Y. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em construção. São Paulo: Summos, 1992.
Gabarito do Professor: Letra C.