SóProvas


ID
3898876
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Técnicas de manejo de estresse estão sendo utilizadas de forma ampla, nos dias atuais, no auxílio à adaptação de pacientes às doenças crônicas e aos procedimentos médicos estressantes. Com relação ao manejo do estresse, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    O treinamento de inoculação de estresse não é uma técnica isolada, mas um termo genérico que se refere a um paradigma de tratamento. O tratamento consiste em um plano de “adestramento” com técnicas específicas.

    Esse plano de treinamento combina diferentes elementos. Esses elementos são os seguintes: ensino didático, , reestruturação cognitiva, resolução de problemas e treinamento em relaxamento, testes comportamentais e imaginados, autorregistro, autoinstruções e autorreforço.

    O treinamento de inoculação de estresse proporciona às pessoas uma defesa ativa frente a situações potencialmente estressantes. Em certos aspectos, é análogo aos conceitos de inoculação médica contra certas doenças biológicas.

    De maneira similar à inoculação médica, o treinamento de inoculação de estresse se propõe a suscitar “anticorpos psicológicos”. Esses anticorpos psicológicos, portanto, fazem referência a habilidades de confronto do indivíduo.

    A alternativa está incorreta porque traz apenas duas das três etapas (estágios) de aplicação da técnica, que são: reconceituação, aquisição de habilidades e manutenção. No mais, a alternativa segue correta.

  • A questão requer conhecimentos acerca das técnicas de manejo de estresse.


    De acordo com o Ministério da Saúde¹, o estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando o sujeito experimenta situações de perigo ou ameaça, de forma que o corpo se coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às novas situações. 


    As técnicas de manejo de estresse fazem parte das técnicas com embasamento cognitivo comportamental, que possuem objetivo de controlar ou rebaixar os níveis de estresse do sujeito. Como exemplos de técnicas podemos mencionar: reestruturação cognitiva, a respiração diafragmática, a técnica de mindfulness, o biofeedback e o relaxamento muscular progressivo²


    Observação: a questão solicita a alternativa falsa


    1. VERDADEIRA

    A prática de atividade física permite melhor condicionamento cardiorrespiratório, liberação de endorfinas e relaxamento muscular. O controle da respiração é uma técnica da TCC que pode ser realizada no próprio consultório do terapeuta.


    A liberação de endorfinas está voltada para os processos químicos do corpo, a endorfina é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar corporal. O relaxamento alivia o estresse e também pode ser guiado pelo terapeuta no consultório.


    1. VERDADEIRA 

    De acordo com Cardoso (2013)²,a técnica do relaxamento muscular consiste na contração máxima, voluntária e consciente de todos os grandes grupos musculares, seguido pelo seu relaxamento. Essa técnica permite máxima conscientização das sensações de tensão/relaxamento, facilitando uma maior percepção corporal e, consequentemente, possibilitando um relaxamento intencional quando a tensão é indesejada ou exagerada. Além disso, essa técnica é capaz de diminuir os níveis de noradrenalina e a frequência cardíaca, além de diminuir a reatividade emocional exagerada e a atividade do hipotálamo e do córtex pré-frontal²


    1. VERDADEIRO

    A técnica do biofeedback consiste no treino de auto regulação psicofisiológica por meio da aprendizagem acerca das relações mente-corpo (cognição - reações fisiológicas), mediada pelo uso de aparelhos específicos que medem a resistência galvânica da pele, os batimentos cardíacos e a atividade muscular, entre outros parâmetros detectados


    1. VERDADEIRO

    A TCC se utiliza de variadas técnicas para manejo de comportamento possibilitando um controle adequado das emoções e comportamentos daqueles que a utilizam. No manejo do estresse, há largas comprovações acerca da sua eficácia nos métodos utilizados, desde a psicoeducação às técnicas de relaxamento.


    1. FALSA

    O erro da questão é afirmar que é utilizado doses enfraquecidas do evento estressor. Na verdade, a pessoa é exposta a doses elevadas de estímulos estressores, fortes o suficiente para que seu mecanismo de defesa seja ativado, mas limita-se a ponto de a pessoa não sucumbir a essa exposição. A partir dessa resistência, a pessoa pode desenvolver responder a partir de recursos que foram aprendidos durante esse período de experiência.


    As fases do treinamento de inoculação de estresse são as seguintes: 1) Fase de conceitualização; 2) Fase de aquisição e treinamento das habilidades; e 3) Fase de aplicação das habilidades adquiridas.



    Gabarito da Professora: Letra E.




    ¹Site do Ministério da Saúde (BRASIL)

    ²Cardoso, Gabriela Santos Stilita. (2013). Manejo de estresse para pacientes com HIV/AIDS por meio da TCC. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 9(1), 26-33.