Gabarito E.
O treinamento de inoculação de estresse não é uma técnica isolada, mas um termo genérico que se refere a um paradigma de tratamento. O tratamento consiste em um plano de “adestramento” com técnicas específicas.
Esse plano de treinamento combina diferentes elementos. Esses elementos são os seguintes: ensino didático, , reestruturação cognitiva, resolução de problemas e treinamento em relaxamento, testes comportamentais e imaginados, autorregistro, autoinstruções e autorreforço.
O treinamento de inoculação de estresse proporciona às pessoas uma defesa ativa frente a situações potencialmente estressantes. Em certos aspectos, é análogo aos conceitos de inoculação médica contra certas doenças biológicas.
De maneira similar à inoculação médica, o treinamento de inoculação de estresse se propõe a suscitar “anticorpos psicológicos”. Esses anticorpos psicológicos, portanto, fazem referência a habilidades de confronto do indivíduo.
A alternativa está incorreta porque traz apenas duas das três etapas (estágios) de aplicação da técnica, que são: reconceituação, aquisição de habilidades e manutenção. No mais, a alternativa segue correta.