Matriciamento não é:
• encaminhamento ao especialista
• atendimento individual pelo profissional de saúde mental
• intervenção psicossocial coletiva realizado apenas pelo profissional de saúde mental
Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. Na horizontalização decorrente do processo de matriciamento, o sistema de saúde se reestrutura em dois tipos de equipes:
♦equipe de referência;
♦equipe de apoio matricial.
Na situação específica do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) funcionam como equipes de referência interdisciplinares, atuando com uma responsabilidade sanitária que inclui o cuidado longitudinal, além do atendimento especializado que realizam concomitantemente. E a equipe de apoio matricial, no caso específico desse guia prático, é a equipe de saúde mental.
O erro da Letra E consiste em afirmar que “um conjunto de propostas e condutas terapêuticas articuladas pela equipe interdisciplinar do serviço local”, esta articulação é feita em conjunto com o matriciador ou equipe de matriciamento. A equipe local sozinha não faz matriciamento.
Referência: Guia Prático de Matriciamento Em Saúde Mental .
Yuki, a alternativa E está incorreta porque traz o conceito de Projeto Terapêutico Singular, se não tivermos bem fixadas as definições de cada um dos dois ficaremos bem confusos diante desta questão.
"O Projeto Terapêutico Singular (PTS), entendido como um conjunto de propostas e condutas terapêuticas articuladas em discussão coletiva interdisciplinar, configura-se como um dispositivo potencial para o planejamento das ações em saúde na Estratégia de Saúde da Família, especialmente nos serviços onde o trabalho está organizado na lógica de Apoio Matricial e Equipe de Referência.
Fonte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/projeto-terapeutico-singular-pts/43914#
Espero ter ajudado. :)