SóProvas


ID
3899419
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No exame das funções psíquicas, segundo Dalgalarrondo, as alterações qualitativas da sensopercepção são as mais importantes em psicopatologia. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o nome que se dá ao fenômeno que se caracteriza pela percepção deformada, alterada, de um objeto real e presente.

Alternativas
Comentários
  • O DELIRIO - Um sintoma pode pertencer ao campo da consciência, da atenção, do raciocínio, do afeto, da percepção, da memória, por exemplo, entre outros. No caso do delírio, este diz respeito à uma alteração do juízo (que é uma função do pensamento, assim como o raciocínio). Isto é, a capacidade de discernir a verdade do erro, distinguir qualidades, e utilizar a lógica para validar ou refutar sentenças. De acordo com Paim (1980) “o juízo consiste, do ponto de vista da lógica formal, na afirmação ou negação de uma relação entre dois conceitos” (p. 77). Sendo assim, alterações nesta função mental podem levar a ideias delirantes em diversas temáticas, como, por exemplo, grandeza, perseguição, relação, ciúme, influência, referência, entre outros.

    ALUCINAÇÃO - “Define-se alucinação como a percepção de um objeto, sem que este esteja presente, sem o estímulo sensorial respectivo” (Dalgalarrondo, 2008 p. 124). Vale dizer, que em uma situação dessas, podemos alucinar com qualquer um dos nossos sentidos e as alucinações auditivas são o tipo mais frequente encontrado nos transtornos mentais.

    A Ilusão se difere da alucinação, principalmente, por contar com um estímulo que está presente no ambiente. Na ilusão há o estímulo, mas este é percebido de forma distorcida.

    “O fenômeno descrito como ilusão se caracteriza pela percepção deformada, alterada, de um objeto real e presente. Na ilusão, há sempre um objeto externo real, gerador do processo de sensopercepção, mas tal percepção é deformada, adulterada, por fatores patológicos diversos”.

    (Dalgalarrondo, 2008 p. 119)