SóProvas


ID
3899851
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Corumbá - MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que representa o tratado Internacional, o qual considerou a Alemanha culpada pela Primeira Guerra Mundial e determinou a devolução e perda de parte de seu território.

Alternativas
Comentários
  • COM DEUS

    GABARITO B

    O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial.

    Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e

    ALGUMAS DISPOSIÇÕES DO TRATADO DE VERSALHES

    Art. 45 – determinava que a Alemanha cederia o território do Sarre, rico em minas de carvão, por um prazo de quinze

    anos à França.

    Art. 51 – estabelecia que a Alsácia e a Lorena voltariam à posse dos franceses.

    Art. 102 – determinava que a cidade de Dantzig era considerada cidade livre e administrada pela Liga das Nações.

    Art.119 – determinava que todas as colônias alemãs passariam às mãos dos aliados.

    Art. 160 – estabelecia a quantidade máxima de tropas que a Alemanha poderia manter. No geral, só poderia ter 100 mil soldados voluntários.

    Art. 168 – qualquer fabricação de armamentos deveria ter a aprovação dos aliados.

    Art. 198 – determinava que a Alemanha não poderia ter aviação nem marinha militar.

    Art. 231 – estabelecia o reconhecimento da culpa dos alemães pela guerra e por todas as perdas e danos dos aliados.

  • Ao fim da Guerra a aliança militar vitoriosa foi a tríplice Entente. Impuseram pesadas punições militares à Alemanha através do “Tratado de Versalhes”, que considerava a Alemanha a única culpada da Guerra.

    O Tratado previa:

    ·        Desmilitarização da Alemanha.

    ·        Perda de territórios na África.

    ·        Devolução da Alsácia-Lorena para a França.

    ·        Pesadas indenizações aos vencedores

    Os EUA eram governados pelo presidente Lodron Wilson, que propôs uma série de ações para minimizar os rancores gerados pela Guerra, estabilizar o continente europeu e manter a paz mundial. Foi lançado um documento conhecido como “Os 14 pontos de Wilson” para a paz. Entre as propostas estava a criação da “liga das nações”, um organismo internacional cujo objetivo era evitar outra Guerra.

  • Tratado de Saint Germain, 1918 (Áustria): reconhecimento da independência da Hungria, da Tchecoslováquia, da Iugoslávia e da Polônia e a cessão de grandes porções do território austríaco a esses novos países. Ao todo, a porção austríaca da Monarquia Dual foi despojada de três quartos da sua área e de três quartos da sua população. Proibia sua união com a Alemanha. “A Áustria renuncia a viver”.

    b) Tratado de Neuilly, 1919 (Bulgária): tratada com mais brandura por não ter dado início a Guerra. Não obstante, teve de entregar quase todos os territórios que adquirira desde a primeira guerra balcânica e que eram habitados por minorias búlgaras.

    c) Tratado de Trianon, 1920 (Hungria): cessão de vários territórios sem respeito à autodeterminação dos povos. Fomentou na Hungria, depois da guerra, um fanático movimento irredentista orientado para a recuperação dessas províncias perdidas. Reduziu o território húngaro para menos de 1/3.

    Fonte: Edward Burns

  • GAB-B

    Tratado de Versalhes foi um documento assinado pelos governantes das nações neoimperialistas no dia 28 de junho de 1919. ... Entretanto, a ideia de “paz” ficou bem longe do tratado. Isso porque a Alemanha, que foi duramente vencida na guerra, foi considerada culpada pelos danos causados na guerra.

    SEM MUITA NOVELA, SEM MUITO PAPO, GABARITO LETRA-B