SóProvas


ID
3902929
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Durante a avaliação dos riscos de distorção relevante nas estimativas contábeis da Empresa ABC, o auditor deve obter entendimento do seu ambiente de controle interno. Em relação aos procedimentos que deverão ser adotados pelo auditor para fornecer uma base para identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante nas estimativas contábeis, julgue os itens abaixo.


I. No momento da avaliação do risco, o auditor ainda não tem preocupação em relação às exigências da estrutura de relatório financeiro aplicável relacionadas com as estimativas contábeis, incluindo as respectivas divulgações.

II. O auditor deve verificar como a administração identifica as transações, eventos e condições que podem gerar a necessidade de reconhecimento ou divulgação de estimativas contábeis nas demonstrações contábeis.

III. O auditor deve verificar se a administração utilizou o serviço de especialistas.

IV. O auditor deve revisar o desfecho das estimativas contábeis incluídas nas demonstrações contábeis do período anterior ou, quando aplicável, seus recálculos posteriores para o período corrente com o objetivo de questionar os julgamentos feitos nos períodos anteriores.



Está(ao) CORRETO(S) o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Procedimentos de avaliação de risco e atividades relacionadas

    8. Na execução de procedimentos de avaliação de risco e atividades relacionadas para obter entendimento da entidade e de seu ambiente, incluindo o controle interno da entidade, conforme exigido pela NBC TA 315, itens 5, 6, 11 e 12, o auditor deve obter entendimento dos itens abaixo para fornecer uma base para identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante nas estimativas contábeis (ver item A12):

    (a) as exigências da estrutura de relatório financeiro aplicável para as estimativas contábeis, incluindo as respectivas divulgações (ver itens A13 a A15); I

    (b) como a administração identifica as transações, eventos e condições que podem gerar a necessidade de reconhecimento ou divulgação de estimativas contábeis nas demonstrações contábeis. Ao obter esse entendimento, o auditor deve fazer indagações à administração sobre mudanças em circunstâncias que podem gerar novas estimativas contábeis ou a necessidade de revisar as existentes (ver itens A16 a A21); II

    (c) como a administração elabora as estimativas contábeis e o entendimento dos dados em que elas estão baseadas, incluindo (ver itens A22 e A23):

    (i) o método e, quando aplicável, o modelo usado na elaboração da estimativa contábil (ver itens A24 a A26);

    (ii) controles relevantes (ver itens A27 e A28);

    (iii) se a administração usou especialista (ver itens A29 e A30); III

    (iv) as premissas subjacentes às estimativas contábeis (ver itens A31 a A36);

    (v) se houve ou deveria ter havido mudança nos métodos do período anterior para elaborar as estimativas contábeis e, em caso afirmativo, por quê (ver item A37); e

    (vi) se a administração avaliou o efeito da incerteza de estimativa e, em caso afirmativo, como avaliou esse efeito (ver item A38).

    9. O auditor deve revisar o desfecho das estimativas contábeis incluídas nas demonstrações contábeis do período anterior ou, quando aplicável, seus recálculos posteriores para o período corrente. A natureza e a extensão da revisão do auditor levam em consideração a natureza das estimativas contábeis e, se as informações obtidas na revisão seriam relevantes, para identificar e avaliar os riscos de distorção relevante de estimativas feitas nas demonstrações contábeis correntes. Entretanto, essa revisão não visa questionar os julgamentos feitos nos períodos anteriores que foram baseados em informações disponíveis na época (ver itens A39 a A44). IV