SóProvas


ID
3903316
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Timóteo - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

São ações condizentes com o direito à educação da criança e do adolescente, tendo como referência o Estatuto da Criança e do Adolescente, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    Está incorreta a alternativa D devido ao fato de ser uma responsabilidade/competência dos pais ou responsáveis.

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

  • A questão exige o conhecimento do direito à educação, garantia prevista tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente, e exige que o candidato reconheça a alternativa incorreta.

    ALTERNATIVA A: CORRETA. É direito do menor de idade contestar os critérios avaliativos. Isso significa que, em não concordando com os critérios adotados pelos professores, o educando poderá contestar. Entretanto, essa contestação não pode ser irrestrita e destituída de fundamentos. Veja o que dispõe o art. 53, III, do ECA:

    Art. 53, III, ECA: direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

    ALTERNATIVA B: CORRETA. É direito subjetivo do infante ser matriculado em uma escola pública e gratuita próxima da sua residência.

    Art. 53, V, ECA: acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

    ALTERNATIVA C: CORRETA. Assertiva de acordo com o inciso IV do art. 53. Trata-se de uma forma de iniciação na vida política, em que os estudantes percebem a importância da cidadania e dos debates. Veja:

    Art. 53, IV, ECA: direito de organização e participação em entidades estudantis.

    ALTERNATIVA D: INCORRETA. O direito da ciência do processo pedagógico e da participação da definição das propostas educacionais é dos pais ou responsáveis, e não da criança.

    Art. 53, parágrafo único, ECA: é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

    GABARITO: D

  • O direito de ter ciência sobre os processos pedagógico cabe aos pais e não ao adolescente.