SóProvas


ID
3904081
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Contador A foi nomeado para o encargo de perito do juízo em um processo que tramita na 7ª Vara do Trabalho. O fato controvertido objeto do exame pericial está delimitado à manutenção de benefícios após o término do contrato de trabalho por tempo indeterminado. Acerca da definição de benefícios a empregados na NBC TG 33 (R2) – Benefícios a empregados, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. Benefícios a empregados são todas as formas de compensação proporcionadas pela entidade em troca de serviços prestados pelos seus empregados ou pela rescisão do contrato de trabalho.
II. Benefícios de curto prazo a empregados são benefícios (inclusive benefícios rescisórios) que se espera que sejam integralmente liquidados em até doze meses após o período a que se referem as demonstrações contábeis em que os empregados prestarem o respectivo serviço.
III. Benefícios pós-emprego são os benefícios a empregados (exceto benefícios rescisórios e benefícios de curto prazo a empregados), que serão pagos após o período de emprego.
IV. Benefícios rescisórios são benefícios aos empregados fornecidos pela rescisão do contrato de trabalho de empregado como resultado de: (a) decisão de a entidade terminar o vínculo empregatício do empregado antes da data normal de aposentadoria; ou (b) decisão do empregado de aceitar uma oferta de benefícios em troca da rescisão do contrato de trabalho.

Estão CORRETOS os itens:

Alternativas
Comentários
  • Aspecto teórico do CPC 33:

    Este Pronunciamento requer que a entidade reconheça:

    → um passivo quando o empregado prestou o serviço em troca de benefícios a serem pagos no futuro; e

    → uma despesa quando a entidade se utiliza do benefício econômico proveniente do serviço recebido do empregado em troca de benefícios a esse empregado. 

    Quesito da solicitado para efeito de perícia:

    "O fato controvertido objeto do exame pericial está delimitado à manutenção de benefícios após o término do contrato de trabalho por tempo indeterminado". 

    Resolução: assinale a opção CORRETA.

    → O item I ACERTA ao estabelecer que "Benefícios a empregados são todas as formas de compensação proporcionadas pela entidade em troca de serviços prestados pelos seus empregados ou pela rescisão do contrato de trabalho".

    → O item II ERRA ao afirmar que benefícios rescisórios são incluídos Benefícios de curto prazo a empregados. O CPC 33 estabelece que "Benefícios de curto prazo a empregados são benefícios (exceto benefícios rescisórios) que se espera que sejam integralmente liquidados em até doze meses após o período a que se referem as demonstrações contábeis em que os empregados prestarem o respectivo serviço". 

    → O item III ACERTA ao afirmar que "Benefícios pós-emprego são os benefícios a empregados (exceto benefícios rescisórios e benefícios de curto prazo a empregados), que serão pagos após o período de emprego". 

    → O item IV ACERTA, pois o conceito se refere a "Benefícios rescisórios que são benefícios aos empregados fornecidos pela rescisão do contrato de trabalho de empregado como resultado de:

    a) decisão da entidade terminar o vínculo empregatício do empregado antes da data normal de aposentadoria; ou

    b) decisão do empregado de aceitar uma oferta de benefícios em troca da rescisão do contrato de trabalho". 

    Gabarito: Letra B.

  • Gabarito: Letra B.

    Sobre o item I:

    "Todas as formas de compensação proporcionadas pela entidade em troca de serviços prestados pelos seus empregados". Não é possível que a empresa pague empregados em cigarros ou cachaça, com um pequeno google vc encontra ela, como a questão não citou - exceto as compensações proibidas por lei - existiria uma controvérsia na afirmativa dada como correta.

  • nada haver, pois a questão pede '' Conforme as ideias do texto, ''

  • kkkkkk

  • Os benefícios a empregados incluem:

    (a) benefícios de curto prazo a empregados, como, por exemplo, os seguintes, desde que se espere que sejam integralmente liquidados em até doze meses após o período a que se referem as demonstrações contábeis em que os empregados prestarem os respectivos serviços:

    (i) ordenados, salários e contribuições para a seguridade social;

    (ii) licença anual remunerada e licença médica remunerada;

    (iii) participação nos lucros e bônus; e

    (iv) benefícios não monetários (tais como assistência médica, moradia, carros e bens ou serviços gratuitos ou subsidiados) para empregados atuais;

    II. Benefícios de curto prazo a empregados são benefícios (inclusive benefícios rescisórios) que se espera que sejam integralmente liquidados em até doze meses após o período a que se referem as demonstrações contábeis em que os empregados prestarem o respectivo serviço. Errado

  • A forma correta de escrita da expressão é tem a ver.

    - Tem a ver com isso.

    - O que isso tem a ver?

    - Não tem nada a ver!

    A expressão está errada.

     

    Ter a ver

    Tem a ver é uma forma conjugada da expressão ter a ver, que é usada para referir algo que está relacionado ou diz respeito a alguma coisa. Assim, tem a ver é sinônimo de:

    - está relacionado com;

    - diz respeito a;

    - tem relação com;

    - corresponde a;

    - tem que ver.