SóProvas


ID
3908176
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Na madrugada de 18 de Março, Paris acordou com o rebentamento do trovão vive la commune! Que é a Comuna, essa esfinge que atormenta o espírito burguês? “Os proletários da capital – dizia o Comitê Central no seu manifesto do dia 18 de Março – no meio dos desfalecimentos e das traições das classes governantes, compreenderam que para eles tinha chegado a hora de salvar a situação tomando em mãos a direção dos negócios públicos.”

MAX, Karl. Vive la Comune! In: MARQUES, A. BERUTTI, F. FARIA, R. História contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2010. p. 56.

A citação refere-se à Comuna de Paris, movimento popular que controlou a capital francesa em 1871. O manifesto dos revolucionários acusou o governo francês de traição porque o mesmo

Alternativas
Comentários
  • A Guerra Franco-Prussiana (1870-1871) resultou na queda do Imperador Napoleão III e na criação da III República (1870-1940), tendo a frente Adolphe Thiers (1797-1877) no governo da França derrotada.

    Contudo, Paris continuava sitiada pelo exército prussiano e os deputados monarquistas eram a favor à rendição. Apesar disso, a população de Paris, especialmente os operários e a pequena burguesia, eram radicalmente avessos a essa política.

    Assim, em 18 de março de 1871, os insurgentes revolucionários, apoiados pela Guarda Nacional, expulsam as forças legalistas da capital francesa. Em 26 de março, após a realização de eleições democráticas de cerca de noventa membros, é instituída a Comuna de Paris.

    Não obstante, o Comitê Central da Guarda Nacional irá centralizar o poder, enquanto a administração pública de Paris fica a cargo dos funcionários públicos eleitos e os representantes do operariado administram as fábricas da cidade.

    Nesse ínterim, os "communards" destruíram diversos palácios e prédios administrativos, bem como executaram cerca de uma centena de membros da elite parisiense.

    Todavia, o governo da Comuna de Paris teve curta duração e, no dia 28 de maio, tropas alemãs e francesas (cerca de 100 mil soldados), invadem Paris e massacram aos pouco mais de 10 mil milicianos que defendiam a cidade.

    O saldo estimado de mortos é de aproximadamente mil baixas entre as forças legalistas e até 80 mil mortos entre os revoltosos parisienses, considerando os 20 mil que foram executados após a retomada da cidade.

    Fonte:https://www.todamateria.com.br/comuna-de-paris/