SóProvas


ID
3908368
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

Tempos da arte
    Os tempos mudam, os costumes mudam, mudam as pessoas – e tantas obras de arte ficam. Elas não mudam? Certamente a linguagem em que se plasmaram permanece a mesma, mas os focos de leitura e a recepção delas mudam, e fazem caminhar no tempo o sentido delas. A principal característica de um grande artista é a atualização possível de sua obra. Mais do que “resistir ao tempo”, ela sabe se transformar com ele, acionada pelas mudanças de perspectiva de quem a contempla.
    Artistas grandes produzem objetos que são capazes de refletir dinamicamente a diversidade dos tempos históricos, das culturas nacionais, dos avanços da ciência. São obras por cuja maleabilidade ameaçam eternizar-se, na medida mesma em que funcionam como espelhos possíveis de cada momento. É um paradoxo, este, o de algo permanecer vivo quando tudo que o produziu já feneceu. Podemos contar com as artes como testemunhas dinâmicas que são de seu tempo, do nosso tempo e do que ainda virá.

(Gaudêncio Firmino, inédito) 

A expressão É um paradoxo, no segundo parágrafo do texto, aplica-se

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: B

    ✓ Observação inicial: paradoxo consiste numa proposição aparentemente sem sentido, resultante da união de ideias contraditórias. Exemplo: O riso é um coisa séria.

    ➥ A expressão É um paradoxo, no segundo parágrafo do texto, aplica-se à resistência de uma obra ao passar do tempo que já apagou tudo o que a fizera nascer. Analisemos o texto:

    ➥ "São obras por cuja maleabilidade ameaçam eternizar-se, na medida mesma em que funcionam como espelhos possíveis de cada momento. É um paradoxo, este, o de algo permanecer vivo quando tudo que o produziu já feneceu." Ao ameaçam eternizar-se, as obras de arte se mostram como uma espécie de paradoxo... O normal seria a morte delas, assim como a morte de todas as outras coisas... Dessa forma, a letra B é a opção correta: A expressão É um paradoxo se refere à resistência de uma obra ao passar do tempo que já apagou tudo o que a fizera nascer.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Em 27/07/20 às 13:27, você respondeu a opção C. Você errou!

    Em 28/07/20 às 10:13, você respondeu a opção C. Você errou!

  • Gabarito letra B

    Resposta clara no texto:  "É um paradoxo, este, o de algo permanecer vivo quando tudo que o produziu já feneceu."

    Ou seja, a obra de arte permanece viva no transcorrer do tempo, conquanto a sua matéria-prima tenha se perdido neste transcurso temporal.

  • ufa! acertei uma.. nem tudo esta perdido kk