SóProvas


ID
3908902
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Entre as metodologias de gestão de projetos mais utilizadas pelas organizações insere-se a denominada Program Evaluation Review Technique (PERT), a qual

Alternativas
Comentários
  • Sinteticamente:

    PERT: é uma técnica de estimativa que aplica uma média ponderada de estimativas otimista, pessimista e mais provável quando existe incerteza em relação às estimativas da atividade distinta.

    GABARITO ALTERNATIVA D

  • Gabarito LETRA D

    PERT trabalha com a média ponderada de cenários probabilísticos (otimista, pessimista e realista) em relação ao tempo de conclusão;

    Não confundir com o CPM (Critical Path Method)

    CPM é um diagrama que identifica qual é o caminho crítico para entrega do projeto, ou seja, a sequência de atividades que apresenta o caminho mais longo de um projeto;

    FONTE: Rodrigo Rennó, Estratégia concursos.

  • O método PERT (Program Evaluation and Review Technique - Avaliação do Programa e Técnica de Revisão) é uma técnica que permite gerenciar o calendário de um projeto. Consiste em descobrir a duração de uma atividade baseando-se em três estimativas possíveis para a atividade: estimativa Otimista (O), Pessimista (P) e Mais Provável (MP).

    - Otimista: É o cenário perfeito, onde tudo dá certo.

    - Pessimista: É o pior cenário, onde tudo vai dar errado.

    - Mais Provável: É um cenário razoável, onde tudo ficará dentro da normalidade, sem grandes surpresas (nem boas nem ruins).

  • A questão cobra conhecimento sobre o método Program Evaluation Review Technique (PERT) no gerenciamento de projetos.

    PERT, também conhecida como Estimativa de Três Pontos, é uma técnica de estimativa de custos ou duração de atividades que aplica uma média ou média ponderada as estimativas otimistas, pessimistas e mais prováveis quando existe incerteza em relação às estimativas da atividade em questão. “Usar estimativas de três pontos ajuda a definir uma faixa aproximada para a duração de uma atividade:

    1. Mais provável (Mp): essa estimativa é baseada na duração da atividade, dados os recursos prováveis de serem alocados, sua produtividade, expectativas realistas de disponibilidade para executar a atividade, dependências de outros participantes e interrupções.

    2. Otimista (O)
    : duração da atividade é baseada na análise do melhor cenário para ela.

    3. Pessimista (P): duração é baseada na análise do pior cenário para a atividade." [1]

    Com isso, no PMBOK, esse método é aplicado no planejamento de projetos, mais especificamente na área de conhecimento Gerenciamento do Cronograma do Projeto e no processo Estimar as Durações das Atividades.

    A duração esperada de uma atividade, tE, pode ser calculada por meio da fórmula de distribuição triangular (tE = (tO + tMp + tP) / 3) quando não há dados históricos suficientes ou quando se usa dados baseados em opiniões.  Caso haja dados históricos, pode ser utilizada a distribuição beta (tE = (tO + 4tMp + tP) / 6) [1].

    Assim, PERT propõe uma avaliação probabilística para o tempo de duração do projeto, efetuando uma média ou média ponderada de diferentes cenários estimativos (mais provável, otimista e pessimista) de duração das atividades.



    Gabarito da professora: LETRA D.



    Referência:

    [1] Guia PMBOK 6ª Edição (Um Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (PMBOK® Guide)). 6ª edição, Project Management Institute, Inc., 2017).

  • Meu irmão, levei agora esse método PERT (cenários probabilísticos) para minha vida de estudos...

    Pessimista: vou entrar em depressão, vou desistir de tudo e nunca vou exercer um cargo público 

    Realista: Apesar dos intempéries, estudando um pouquinho todos os dias até 2026 serei nomeado

    Otimista: até 2023 serei nomeado