Processo Decisório: O processo decisório de tomar decisoes é um ingrediente substancial e inseparável das funções administrativas
Tipos de decisões
Decisões Programadas
São decisoes rotineiras, ou seja, decisões sobre assuntos que já foram analisados antes e que, dessa forma, já existe uma resposta ''padrão'' para eles. Uma das formas de se ganhar eficiência em uma empresa é relacionando essas ''decisões padronizadas'' a certos problemas rotineiros.
Decisões Não- Programadas
São típicas de situações em que o problema é novo, ou pouco frequente, e o gestor deve analisar os dados à sua disposição (muitas vezes incompletos) para que possa tomar uma decisão.
Fonte: Meus Resumos
GABA A
GABARITO: LETRA A
Resumo básico sobre processo decisório:
TIPOS DE DECISÃO:
◾ PROGRAMADAS: rotineiras, ambiente de certezas, e quando há muitos dados e informações a respeito do problema/oportunidade, fazem parte do acervo da organização, geralmente se relacionam às decisões tomadas nos níveis mais baixos.
◾ NÃO- PROGRAMADAS: relaciona-se a problemas novos ou que ocorrem com pouca frequência em ambientes com mais incertezas. Há informações novas, incompletas ou insuficientes. Geralmente, está associada às decisões estratégicas.
INFLUÊNCIA NA DECISÃO:
São fatores que influenciam o comportamento do gestor que irá tomar a decisão, de acordo com Maximiano:
✔ percepção, ✔ tempo, ✔ ética, ✔ competência, ✔ informação e ✔ propensão ao risco.
ETAPAS DO PROCESSO DECISÓRIO:
◾ Para Chiavenato:
1ª. Percepção da situação que envolve algum problema. 2ª. Análise e definição do problema. 3ª. Definição dos objetivos. 4ª. Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação. 5ª. Escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos. 6ª. Avaliação e comparação das alternativas. 7ª. Implementação da alternativa escolhida.
◾ Para Robbins:
1ª. Definir o problema, 2ª. Identificar os critérios da decisão. 3ª Atribuir pesos específica para cada critério. 4ª. Desenvolver alternativas. 5ª Avaliar as alternativas. 6ª. Escolher a melhor.
◾ Para Maximiano:
1ª. Identificação do problema ou oportunidade. 2ª. Diagnóstico. 3ª Geração de alternativas. 4ª. Escolha de uma alternativa. 5ª Avaliação da decisão.
Fontes:
CHIAVENATO, I "Administração geral e pública". 2.ed. Elsevier, 2008.
MAXIMIANO, A. C A. “ Introdução à Administração” 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.