A questão cobra o conceito de grau de alavancagem financeira de uma empresa. Disto, podemos inferir que o Grau de Alavancagem Financeira (GAF) apresenta quais os efeitos das variações ocorridas no Lucro Antes dos Juros e do Imposto de Renda (LAJIR) que refletem no Lucro Líquido (LL).
Do exposto, podemos concluir que quanto maior for o GAF da entidade, maior será o endividamento e o risco financeiro. Caso a alavancagem financeira de uma empresa for maior com relação ao seu endividamento, maior será o seu índice de alavancagem. Assim sendo, para que uma empresa obtenha maiores ganhos ela terá que correr maiores riscos.
O GAF existe devido a presença da remuneração do capital de terceiros na estrutura de capital da empresa, ou seja, um capital que dá origem ao pagamento de juros. Disto, vamos analisar as alternativas da questão:
A) Errado. O endividamento de curto prazo da empresa pode ser obtido por meio da composição do endividamento (CE), dividindo-se o Passivo Circulante (PC) pelo Passivo Total (Passivo Não Circulante + Passivo Circulante). No caso do Indicador de Composição de Endividamento, quanto menor for o valor percentual, melhor é para a empresa, já que significa que o tempo para quitar as dívidas é maior – ou seja, a maioria delas está no longo prazo.
B) Certo. O Grau de Alavancagem Financeira leva em conta a presença de capital de terceiros na estrutura de capital da empresa, podendo ser obtido pela divisão do LAJIR (Lucro Antes dos Juros e Imposto de Renda) pelo LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda).
C) Errado. O risco de inadimplência ou insolvência da empresa afeta o risco de crédito. A inadimplência é um fato difícil de ser evitado, mas pode e deve ser controlado e prevenido pela análise de crédito. Quanto à insolvência, uma política de crédito bem direcionada pode evitar perdas definitivas, eliminando de sua base de dados os clientes que não gostam de pagar.
D) Errado. O percentual de investimentos realizados com fontes externas de capital (equity) é um tipo de investimento, feito de forma privada, onde um investidor aporta seu capital diretamente em empresas com potencial de crescimento a médio e longo prazo, com o intuito de lucrar com uma futura venda.
E) Errado. A dívida de longo prazo da empresa pode ser obtida por meio da composição do endividamento (CE), dividindo-se o Passivo Circulante (PC) pelo Passivo Total (Passivo Não Circulante + Passivo Circulante). No caso do Indicador de Composição de Endividamento, quanto menor for o valor percentual, melhor é para a empresa, já que significa que o tempo para quitar as dívidas é maior – ou seja, a maioria delas está no longo prazo.
Gabarito do Professor: B.
Fonte: sites Suno, contas online, INEPAD Consulting.