SóProvas


ID
391204
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quando ocorrer incerteza em relação a fato relevante, cujo desfecho poderá afetar significativamente a posição patrimonial e financeira da entidade, bem como o resultado das suas operações, se o auditor independente concluir que a matéria será adequadamente divulgada nas notas explicativas às demonstrações contábeis, seu parecer deve conter

Alternativas
Comentários
  • O parágrafo de ênfase serve para o auditor chamar a atenção para um assunto apresentado ou divulgado nas demonstrações contábeis que, segundo seu julgamento, é fundamental para o entendimento pelos usuários das demonstrações contábeis. O parágrafo de ênfase só poderá ser incluído no relatório se o auditor tenha obtido evidência de auditoria suficiente e apropriada de que não houve distorção relevante do assunto nas demonstrações contábeis. Pois, se houvesse, seria o caso de ressalva, não de ênfase. Tal parágrafo deve referir-se apenas a informações apresentadas ou divulgadas nas demonstrações contábeis. a opinião do auditor não se modifica no que diz respeito ao assunto enfatizado.
       
     Quando o auditor incluir um parágrafo de ênfase no relatório, ele deve:
    1 - incluí-lo imediatamente após o parágrafo de opinião no relatório do
    auditor;
    2 -
    usar o título “Ênfase” ou outro título apropriado;
    3 - incluir no parágrafo uma referência clara ao assunto enfatizado e à nota explicativa que descreva de forma completa o assunto nas 
         demonstrações contábeis;
    4 - indicar que a opinião do auditor não se modifica no que diz respeito ao assunto enfatizado.      
  • Gabarito A.

    Na auditoria não existe o paragrafo de ênfase numa opinião modifciada, ou seja so temos um paragrafo de ênfase em um parecer sem ressalva. O paragrafo de ênfase deve ser posto imediatamente após o paragrafo de opinião.


  • Senhores,
    A questão diz que "Quando ocorrer incerteza em relação a fato relevante..."

    Incerteza não é evidência suficiente, já que o auditor não tem ainda informações suficientes da informação que recebeu. Neste caso, creio que a melhor opção seja um parecer com ressalva.

    Entendo que o gabarito esteja equivocado.
  • a resposta está correta.
    o fato ainda não se concretizou, se por acaso esse fato se concretizar, vai afetar a posição patrimonial, mas esse fato ainda não ocorreu.
    o auditor deve apenas incluir o paragrafo de enfase, pois neste paragrafo é onde ele coloca fatos importantes que podem afetar futuramente a situação patrimonial, ou afetar a continuidade da empresa.

    em nenhum momento a questão afirma que as demonstrações forem elaboradas de forma inadequada por causa disso, não fala que a empresa omitiu essa informação, não tendo que se falar em ressalva.
  • Acredito que o X da questão esteja no trecho "se o auditor independente concluir que a matéria será adequadamente divulgada nas notas explicativas às demonstrações contábeis".

    Dessa forma, basta a divulgação do parágrafo de ênfase, pois a administração divulgou o fato nas demonstrações contábeis adequadamente.
  • QUESTÃO BASEADA NA NBC T- 11, QUE JÁ FOI REVOGADA
    11.3.7.1 – Quando ocorrer incerteza em relação a fato relevante, cujo desfecho poderá afetar significativamente a posição patrimonial e financeira da entidade, bem como o resultado das suas operações, deve o auditor adicionar um parágrafo de ênfase em seu parecer, após o parágrafo de opinião, fazendo referência à nota explicativa da administração, que deve descrever de forma mais extensa, a natureza e, quando possível, o efeito da incerteza.

  • mnemônico bobo mas que vai ajudar:

    é só lembrar aquele estilo de música.... das boy bands....qual estilo de música delas?

    "PO - PE"

    primeiro vem o parágrafo de opinião (PO) e depois o parágrafo de ênfase (PE)

    espero ter ajudado!

    bons estudos!