SóProvas


ID
3912364
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O encarregado de auditoria das demonstrações contábeis da Campanha S.A. decidiu melhorar os papéis de trabalho após a emissão do relatório do auditor e, para isso, descartou alguns papéis importantes e incluiu outros que, na visão dele, iriam corroborar melhor as evidências de auditoria que fundamentaram a opinião de auditoria sobre as demonstrações contábeis daquele exercício. Sobre esse assunto, julgue os itens abaixo e assinale a opção CORRETA.

I. A preparação dos arquivos dos documentos de auditoria é um processo administrativo e não considera apagar ou descartar documentação que foi suporte para os testes realizados.
II. O auditor pode selecionar conferir e acrescentar referências cruzadas aos documentos de trabalho.
III. Deve-se conferir itens das listas de verificação evidenciando que os passos relativos ao processo de montagem do arquivo foram cumpridos.
IV. A evidência de auditoria que o auditor obteve, discutiu e com a qual concordou junto aos membros da equipe de trabalho antes da data do relatório de auditoria deve ser documentada.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    NBC TA 230 - O auditor deve montar a documentação em arquivo de auditoria e completar o processo administrativo de montagem do arquivo final de auditoria tempestivamente após a data do relatório do auditor. Após a montagem do arquivo final de auditoria ter sido completada, o auditor não apaga nem descarta documentação de auditoria de qualquer natureza antes do fim do seu período de guarda dessa documentação.

    A conclusão da montagem do arquivo final de auditoria após a data do relatório do auditor é um processo administrativo que não envolve a execução de novos procedimentos de auditoria nem novas conclusões. Contudo, novas modificações podem ser feitas na documentação de auditoria durante o processo final de montagem se essas forem de natureza administrativa. Exemplos de tais modificações incluem:

    (a) apagar ou descartar documentação superada;

    (b) selecionar, conferir e acrescentar referências cruzadas aos documentos de trabalho;

    (c) conferir itens das listas de verificação evidenciando ter cumprido os passos relativos ao processo de montagem do arquivo;

    (d) documentar evidência de auditoria que o auditor obteve, discutiu e com a qual concordou junto aos membros relevantes da equipe de trabalho antes da data do relatório de auditoria.