SóProvas


ID
391237
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As demonstrações contábeis divulgadas por companhias abertas no Brasil e que devem ser, obrigatoriamente, objeto da opinião de auditores independentes, de acordo com a legislação societária atualmente vigente, são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício,

Alternativas
Comentários
  • Só para lembrar, a DOAR (Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos) foi substituída pela DFC (Demonstraçãod e Fluxo de Caixa)
  • Questão de Contabilidade Geral
    LEI 6404    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:
            I - balanço patrimonial;
            II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
            III - demonstração do resultado do exercício; e
            IV – demonstração dos fluxos de caixa; e
    (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)
            V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)
           

  • Alguem sabe uma forma de decorar isso? processo minemônico? macete? Qualquer coisa. Abraço!
  • Faz que nem eu , Dalton Bernadino..!
    Paguei um concurso , caiu essa questão , EU ERREI...E como a raiva foi tão grande por ter errado , até hoje nunca esqueci ... rsrsrsrs
    Brincadeirinha...!


    Sabe como faço? Não estude pra decorar,  estude fazendo de conta  de que você já trabalha na área e precisa saber disso pra poder dar continuidade ao  seu serviço...!
    Tratar as coisas com naturalidade , facilita mais os estudos...!
    Aprender é o principal...! Visto que , o que cai em concurso não é nada em comparação com o que você tem que saber quando atuar como o verdadeiro PROFISSIONAL DA ÁREA...!

    Bons estudos...!
    Fé que vamos passar ..! Uhuuuuuuuuuuuu
  • Obrigado Stephanie pela dica!
  • : Encontremos essa determinação em uma série de normas e na legislação societária. A partir da norma de auditoria poderíamos concluir sobre a resposta. Não foi à toa que uma questão típica de contabilidade foi disponibilizada numa prova de auditoria. O detalhe da questão é atentar que para companhias abertas a DVA é obrigatória.

     

    NBC TA 200, A10

    As exigências da estrutura de relatório financeiro também determinam o que constitui conjunto completo de demonstrações contábeis. No Brasil, as demonstrações contábeis destinam-se a fornecer informações a respeito da posição patrimonial e financeira, desempenho e fluxos de caixa da entidade. Para tais estruturas, o conjunto completo de demonstrações contábeis incluiria balanço patrimonial, demonstração do resultado, demonstração das mutações do patrimônio liquido, demonstração dos fluxos de caixa e respectivas notas explicativas. No Brasil, para as companhias abertas, inclui-se a demonstração do valor adicionado. Para outras estruturas de relatório financeiro, uma demonstração contábil isolada e as notas explicativas relacionadas podem constituir o conjunto completo de demonstrações contábeis.

     

    Em síntese seria: BP, DRE, DMPL, DFC, NE’s e DVA (para cia aberta)

     

    No mesmo sentido a Lei societária (lei 6404/76 e alterações) enumera as DC obrigatórias da seguinte forma:

     

    Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

    I - balanço patrimonial;

    II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

    III - demonstração do resultado do exercício; e

    IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei no 11.638,de 2007)

    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei no 11.638,de 2007)

    Há outras normatizações no direito civil e, ainda, as específicas para empresas de pequeno porte e micro empresas, que podem introduzir modificações no conjunto obrigatório de DC.