Departamentalização por Processos
É utilizada nas empresas industriais aos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou de operações. Essa estratégia representa a influência pura da tecnologia utilizada pela empresa em sua estrutura organizacional.
É o que ocorre nos centros de processamentos de dados, onde as instalações são demasiado onerosas e complexas, o arranjo físico das máquinas e os equipamentos definem o agrupamento de pessoas e de materiais para processar as operações.
Fonte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/departamentalizacao-por-processos/29146
gab. C
A questão aqui analisada exige que tenhamos conhecimento de alguns modelos de departamentalização das organizações. Vamos analisar cada um das alternativas e ver qual dos modelos apresentados possui as características apresentadas no enunciado.
A – INCORRETA. A departamentalização por produtos/serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços (CHIAVENATO, 2014) para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço.
B – INCORRETA. A departamentalização por clientes envolve, segundo Chiavenato, a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho e executado. É um importante critério quando a organização lida com diferentes classes de clientes, com características e necessidades distintas. Isso fica evidenciado com a divisão, típica desse modelo, das unidades organizacionais para que cada uma delas possa atender um tipo diferente de cliente, segundo suas preferências e necessidades.
C – CORRETA. A departamentalização por processos é usada frequentemente nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional, nas áreas de operações ou produtivas. A diferenciação e o agrupamento ocorrem pela sequência do processo de produção. Neste critério, cada setor da organização é dono de um macroprocesso, e cada fase/etapa desse macroprocesso está aos cuidados de uma unidade integrante desse setor.
Processo = um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto específico para determinado cliente.
D – INCORRETA. O modelo de departamentalização por projetos é caracterizado pelo agrupamento das atividades de acordo com os resultados ou saídas (outputs) almejadas. Este tipo exige uma estrutura organizacional flexível e mutável, precisa que a estrutura tenha a capacidade de se adaptar às necessidades dos projetos nela desenvolvidos. É indicada para aquelas organizações que a atividades relacionadas a atividades tecnológicas.
Após analisar cada uma das alternativas, notamos que a que se encaixa no que foi apresentado no enunciado da questão é o modelo de departamentalização por processos, alternativa "C".
GABARITO: C
Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014
GABARITO: LETRA C
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO
É o agrupamento de atividades que se centralizam nos processos de produção ou equipamento. É encontrada com mais frequência em produção. As atividades de uma fábrica podem ser grupadas em perfuração, esmerilamento, soldagem, montagem e acabamento, cada qual em seu departamento.
Vantagens:
• Maior especialização de recursos alocados.
• Possibilidade de comunicação mais rápida de informações técnicas.
Desvantagens:
• Possibilidade de perda da visão global do andamento do processo.
• Flexibilidade restrita para ajustes no processo.
MEUS RESUMOS.