A questão aqui analisada exige que saibamos identificar qual a parte, dentro de uma área administrativa ou funcional do negócio, interessada no projeto tem seu pessoal próprio permanente para executar o trabalho contínuo e tem uma diretiva clara para gerenciar todas as tarefas de sua responsabilidade. Será o gerente de operações, o de projetos, o funcional ou, quem sabe, o de programas? Vejamos agora ao analisar as alternativas apresentadas.
A - INCORRETA. Os gerentes de operações são responsáveis pela eficiência das operações de negócios.
B - INCORRETA. Os gerentes de projetos é a pessoa colocada, pela organização, para liderar a equipe responsável por alcançar os objetivos do projeto designado. Note que a depender da estrutura organizacional, o gerente de projetos pode responder a um gerente funcional.
C - CORRETA. Gerentes funcionais são pessoas chave que desempenham uma função gerencial dentro de uma área administrativa ou funcional do negócio, como, por exemplo, recursos humanos, finanças, contabilidade ou aquisições. Eles possuem seu próprio pessoal permanente para executar o trabalho contínuo e têm uma diretiva clara para gerenciar todas as tarefas dentro de sua área de responsabilidade funcional.
D - INCORRETA. Os gerentes de programas são os responsáveis pelo desenvolvimento do plano geral do programa e criação de planos de alto nível para orientar o planejamento detalhado no nível dos componentes, gerenciamento da equipe do programa e dos gerentes de projetos. Eles proporcionam a visão e liderança global e monitoram o progresso dos componentes do programa para garantir que os objetivos, cronogramas.
Depois de analisar as alternativas dadas, notamos que as características apresentadas no enunciado estão relacionadas aos gerentes funcionais, alternativa "C".
GABARITO: C
Fonte: Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 5° edição.