SóProvas


ID
3913024
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quanto à Resolução n.º 51, de 12 de julho de 2013, que especifica as atividades, atribuições e campos de atuação privativos dos arquitetos e urbanistas e os que são compartilhados entre estes e os profissionais legalmente habilitados em outras profissões regulamentadas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Ficam especificadas como privativas dos arquitetos e urbanistas, na área de atuação de Arquitetura e Urbanismo, o projeto arquitetônico de edificação ou de reforma de edificação, o ensino de teoria, história e projeto de arquitetura em cursos de graduação e projeto de arquitetura de interiores.
( ) Ficam especificadas como privativas dos arquitetos e urbanistas, na área de atuação de conforto ambiental, o projeto de arquitetura da iluminação do edifício e do espaço urbano e o projeto de acessibilidade e ergonomia da edificação.
( ) Ficam especificadas como privativas dos arquitetos e urbanistas, na área de atuação da Topografia, a elaboração e interpretação de levantamentos topográficos cadastrais para a realização de projetos de arquitetura, de urbanismo e de paisagismo.
( ) As áreas de atuação dos arquitetos e urbanistas constantes do art. 2.º da Lei n.º 12.378/2010, que não lhes sejam privativas nos termos do art. 2.º dessa Resolução, constituem áreas de atuação compartilhadas entre os profissionais da Arquitetura e Urbanismo e os de outras profissões regulamentadas.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • CAU/BR revoga Resolução 51 objetivando facilitar diálogo com outras profissões

    Disponível em: https://www.caubr.gov.br/cau-br-revoga-resolucao-51-objetivando-facilitar-dialogo-com-outras-profissoess/

  • A Resolução 51/2013 tinha sido revogada pela Resolução 180/2019 - em 14 de semtebro de 2019. Porém, em 20 de setembro de 2019, o CAU reestabeleceu a Resolução 51/2013, suspendendo apenas alguns itens.

    Nos itens suspensos, há uma mensagem "*Suspensão de Vigência por 180 dias pela DPEBR nº 006-01/2019)".

    O jeito é aguardar para ver como ficaram esses trechos suspensos.

  • Importante salientar que o Engenheiro Civil, formado há mais tempo, tem o direito de executar, e inclusive aprovar em prefeituras, projetos de Arquitetura, logo não é uma atividade privativa do Arquiteto.

  • GABARITO: LETRA C

    As alternativas corretas versam sobre itens da Resolução 51 (revogada, mas logo restabelecida pelo CAU com alguns itens suspensos até 30/11/2021). O penúltimo item está incorreto pois a área de atuação Topografia NÃO é privativa dos arquitetos.

    @arquitetaconcurseira.va

  • creio que a primeira afirmativa deveria ser falsa também, pois afirma que o projeto de arquitetura de interiores pertence à área de atuação I - DA ARQUITETURA E URBANISMO, quando na verdade pertence à área de atuação II - DA ARQUITETURA DE INTERIORES.