SóProvas


ID
3915019
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

As normas de auditoria em vigor exigem do auditor incluir em seus procedimentos a avaliação de risco e atividades relacionadas. Julgue os itens abaixo sobre os procedimentos que melhor se enquadram nesse contexto e, em seguida, assinale a opção CORRETA.


I. Fazer indagações à administração sobre a identificação das partes relacionadas à entidade, incluindo mudanças em relação ao período anterior; a natureza dos relacionamentos entre a entidade e essas partes relacionadas; e se a entidade realizou transações com essas partes relacionadas durante o período e, se o fez, o tipo e a finalidade das transações.


II. Fazer indagações à administração e a outros da entidade, executar outros procedimentos de avaliação de risco considerados apropriados para obter entendimento dos controles, se houver, que a administração estabeleceu para identificar, contabilizar e divulgar os relacionamentos e transações com partes relacionadas em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.


III. Aplicar procedimentos analíticos em todas as transações que podem ser caracterizadas como partes relacionadas, e se a entidade realizou transações com essas partes relacionadas durante o período e, se o fez, o tipo e a finalidade das transações.


IV. Incluir consideração específica da suscetibilidade das demonstrações contábeis a distorção relevante decorrente de fraude ou erro e que possam resultar dos relacionamentos e transações com partes relacionadas à entidade.


Assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta - A: I, II e IV, apenas.

    Entendimento dos relacionamentos e transações com partes relacionadas

    12. A discussão da equipe envolvida no trabalho que a NBC TA 315, item 10, e a NBC TA 240, item 15, deve incluir a consideração específica da suscetibilidade das demonstrações contábeis a distorção relevante decorrente de fraude ou erro e que possam resultar dos relacionamentos e transações com partes relacionadas à entidade (ver item A10). IV

    13. O auditor deve fazer indagações junto à administração sobre:

    (a) a identificação das partes relacionadas à entidade, incluindo mudanças em relação ao período anterior (ver itens A11 a A14);

    (b) a natureza dos relacionamentos entre a entidade e essas partes relacionadas; e

    (c) se a entidade realizou transações com essas partes relacionadas durante o período e, se o fez, o tipo e a finalidade das transações. I

    14. O auditor deve fazer indagações junto à administração e a outros da entidade e executar outros procedimentos de avaliação de risco considerados apropriados para obter entendimento dos controles, se houver, que a administração estabeleceu para (ver itens A15 a A20):

    (a) identificar, contabilizar e divulgar os relacionamentos e transações com partes relacionadas em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; II

    (b) autorizar e aprovar transações e acordos significativos com partes relacionadas (ver item A21); e

    (c) autorizar e aprovar transações e acordos significativos fora do curso normal dos negócios.

    FONTE: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfc1224_2009.htm