SóProvas


ID
3917170
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Segundo as normas do BCB, o relatório de avaliação da qualidade e adequação do sistema de controles internos, elaborado como resultado do trabalho de auditoria independente em uma instituição financeira deve abranger, entre outros, o de descrição dos aspectos relativos à identificação e avaliação de riscos. Para tanto, deve abordar os processos para identificação e avaliação de fatores internos e externos que possam prejudicar o alcance dos objetivos da organização, incluindo, pelo menos, os seguintes elementos:

Alternativas
Comentários
  • Circular DC/BACEN nº 3.467 de 14/09/2009

    Art. 1º O relatório de avaliação da qualidade e adequação do sistema de controles internos, inclusive sistemas de processamento eletrônico de dados e de gerenciamento de riscos, elaborado como resultado do trabalho de auditoria independente, conforme previsto no art. 21, inciso II, do Regulamento anexo à Resolução nº 3.198, de 27 de maio de 2004 , e no art. 13, inciso II, do Regulamento anexo à Circular nº 3.192, de 5 de junho de 2003 , deve abranger os seguintes aspectos relevantes, observada a natureza, complexidade e risco das operações realizadas pela instituição auditada:

    II - identificação e avaliação de riscos;

    Art. 3º A descrição dos aspectos relativos à identificação e avaliação de riscos referidas no art. 1º, inciso II, deve abordar os processos para identificação e avaliação de fatores internos e externos que possam prejudicar o alcance dos objetivos da organização, incluindo, pelo menos, os seguintes elementos:

    I - processos de identificação e mensuração dos riscos de mercado, de crédito e operacional; e

    II - processos de validação dos modelos de precificação e testes de estresse.

    Gabarito: D

  • o Enunciado da questão é até dificil de entender o que se quer, tem que ler pelo menos umas 4x

  • Já me liguei que temos que dar uma boa atenção nas Resoluções e Instruções Normativas do BC