Trata-se da aplicação do CPC 27 (Ativo Imobilizado).
Ativo imobilizado é o item tangível que:
⇝ é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e
⇝ se espera utilizar por mais de um período.
Correspondem aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os benefícios, os riscos e o controle desses bens.
⇛ Resolução:
➙ A letra A está CORRETA. Segundo o CPC 27, "Valor depreciável é o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual".
➙ A letra B está CORRETA. Segundo o CPC 27,"Depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil".
➙ A letra C está CORRETA. Segundo o CPC 27, "Perda por redução ao valor recuperável é o valor pelo qual o valor contábil de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa excede seu valor recuperável".
➙ A letra D está ERRADO. Ao contrário do que se afirma, do valor residual, não é deduzido o valor contábil. Segundo o CPC 27, "Valor residual de um ativo é o valor estimado que a entidade obteria com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, caso o ativo já tivesse a idade e a condição esperadas para o fim de sua vida útil".
Por fim, a alternativa INCORRETA é:
Gabarito: Letra D.