-
A “Marcha para o Oeste” foi um projeto desenvolvido por Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo com o objetivo de promover o desenvolvimento populacional e a integração econômica das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
-
Marcha para o Oeste buscou a integração das regiões Centro-Oeste e Norte através da abertura de estradas, do incentivo a agropecuária e da ocupação populacional. Assim nasceram - Amapá, Rio Branco ( atual RR ), Guaporé ( atual RO ), Ponta Porã ( desmembrada de Mato Grosso ) e Iguaçu ( do Paraná ). Os dois últimos foram extintos em 1946. A ideia era estimular a formação de novas cidades.
Obviamente, a ocupação dessas novas terras acabou gerando conflitos com os povos indígenas ( que lá estavam ). Para amenizar a situação o Getúlio criou o Conselho Nacional de Proteção aos Índios - CNPI.
-
gabarito letra C
foi uma política pública engendrada pelo governo de Getúlio Vargas durante o Estado Novo (1937-1945) a fim de desenvolver e integrar as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil que até aquele momento apresentavam uma baixa densidade demográfica, bem diferente ao que ocorria na região litorânea brasileira. No início da década de 40, praticamente todos os 43 milhões de habitantes do país estavam concentrados no litoral e viam o interior do próprio país como algo exótico. A região não passava de uma enorme e inexplorada mancha na geografia brasileira (fonte: WIKI)
bons estudos
-
A “Marcha para o Oeste” foi um projeto desenvolvido por Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo com o objetivo de= povoar os espaços vazios do país e promover a integração política das regiões.
-
Cone-Sul: são os países que estão baixo do trópico de capricórnio na América.
-
GAB C
PMSP/22
-
GAB-C
Povoar os espaços vazios do país e promover a integração política dessas regiões.
O QUE ACABA COM O DIA DO CONCURSEIRO?
A NOITE.!!