-
GAB: D
"1904: A Revolta da Vacina foi uma rebelião popular contra a vacina anti-varíola, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, em novembro de 1904, que sofria com sérios problemas de saúde pública: tuberculose, peste bubônica, febre amarela, varíola, malária, tifo, cólera. Isso preocupava os governantes, até que o então presidente Rodrigues Alves, com o intuito de modernizar a cidade e também controlar tais epidemias, iniciou uma série de reformas urbanas que mudou a geografia da cidade e o cotidiano de sua população.
Coube a Oswaldo Cruz, nomeado diretor geral de Saúde Pública em 1903, a missão de promover um saneamento na cidade e erradicar a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Com este objetivo, em junho de 1904 o governo fez uma proposta de lei que tornava obrigatória a vacinação da população. Caso as pessoas se recusassem, a vacinação aconteceria pelo uso da força. Após a sua aprovação, o povo não aceitava ver sua casa invadida e ter que tomar uma injeção contra a vontade. Assim, foram às ruas da capital da República protestar. Mas a revolta não se resumiu a esse movimento popular. A questão da vacinação também serviu de pretexto para a ação de políticos que queriam depor Rodrigues Alves, como monarquistas, militares, republicanos radicais e operários."
-
Alternativa D) Anti-varíola. ✅
A Lei da Vacinação Obrigatória impôs ao povo a obrigação de se vacinar contra a varíola e o povo se rebelou contra isso. O protesto também estava ligado à insatisfação do povo com os serviços básicos de utilidade pública. Era uma insatisfação total contra as campanhas de saneamento básico comandadas pelo médico Oswaldo Cruz e também contra as obras de reformas urbanas do prefeito da época Pereira Passos.
Contexto histórico:
→ 1904 - 1906
→ Rodrigues Alves na presidência
→ República Oligárguica
chama e traz
-
REVOLTA DA VACINA
-QUANDO ? (1904)
- ONDE ? RIO DE JANEIRO (Sem saneamento, muitas epidemias- cólera, varíola,febre amarela)
-PRESIDENTE : RODRIGUES ALVES
-MÉDICO OSWALDO CRUZ CRIA VACINA ANTI-VARÍOLA
- VACINA OBRIGATÓRIA
-A POPULAÇÃO SE REVOLTA E ENTRA EM CONFRONTO COM A POLÍCIA
-
D
Anti-varíola.
-
Por lógica já eliminamos as letras A e C, pois não existe vacina comprovada conta a AIDS e a vacina para raiva é dada em animal, não em humanos. Podemos também eliminar a alternativa B, visto que a vacina para febre amarela foi descoberta no final do Governo Constitucional Vargas (1934-1937). Restando assim a alternativa D.
-
Revolta da Vacina: contra Varíola.
República Oligárquica.
Presidente: Rodrigues AlVes
Médico: Oswaldo Cruz.
-
Macete de história é assistir filmes e documentários.