SóProvas


ID
3920812
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2005
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Ao constituir uma provisão para contingências, os administradores da companhia, baseados na opinião de seus consultores jurídicos, estarão observando o princípio da:

Alternativas
Comentários
  • Oi gente!

    Gabarito: letra "B"

    Princípio da Competência: determina que os lançamentos das operações sejam reconhecidos nos períodos em que ocorram, não importando o recebimento ou pagamento;

    Obs.: se importasse o recebimento ou pagamento, seria o regime de caixa (que a Contabilidade não adota)

    Princípio da Prudência: determina a adoção do MENOR valor para os componentes do ATIVO e do MAIOR valor para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais;

    Princípio da Entidade: reconhece o patrimônio da empresa como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia deste patrimônio e a necessidade de separação do patrimônio empresarial do patrimônio particular dos sócios.

    Princípio da Continuidade: presume que a empresa continuará em operação no futuro.

    Fonte: desculpa, não lembro se peguei de um site ou se foi de algum colega daqui... mas espero que ajude quem estiver lendo!

  • GABARITO B

    a) Competência: Reconhece receitas independente do recebimento, reconhece despesas independente do pagamento, desde que o fato gerador tenha ocorrido.

    b) Prudência: situações iguais considera-se o menor valor para ativos e receitar e maior valor para passivos e despesas.

    c) Entidade: Necessidade de diferenciação do patrimônio da empresa do patrimônio do sócio, é a autonomia patrimonial. O patrimônio é considerado como objeto da contabilidade.

    d) Continuidade: A entidade existe indefinidamente. É a premissa subjacente para a elaboração das demonstrações contábeis;