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A sequência dos eventos (Início, Intermediário e Término) coincide com a sequência que usamos para desenhar eles.
Início: desenha um círculo
Intermediário: desenha outro círculo dentro do primeiro
Término: pinta a borda entre os dois círculos
.
Com o diagrama de atividades do UML pode-se usar uma associação parecida:
Início: desenha um círculo pintado de preto
Término: desenha outro círculo ao redor do primeiro
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O símbolo em que há os participantes representa uma atividade de subcoreografia. O participante com o fundo branco inicia a coreografia e os com fundo preto são os destinatários.
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A questão
cobra conhecimento sobre a representação gráfica dos elementos Evento Intermediário,
Subprocesso e Fluxo de Mensagem do BPMN (Business Process Model and Notation - Notação e
Modelo de Processo de Negócio).
Analisemos
as alternativas:
A) ERRADA. A primeira
figura refere-se a evento de fim e a terceira figura refere-se a elemento
utilizado para conectar dados de entrada ou dados de saída às atividades do
processo.
B) ERRADA. A primeira
figura refere-se a evento de fim e a segunda figura representa uma coreografia
entre participantes de uma interação.
C) ERRADA. A segunda figura representa uma coreografia
entre participantes de uma interação e a terceira figura representa o fluxo de
sequência, o qual ordena a execução das atividades.
D) CERTA. A primeira figura representa o evento
intermediário, a segunda figura representa um subprocesso e a terceira figura
representa um fluxo de mensagem (fluxo de informações que atravessam as
fronteiras internas e externas de uma organização).
Gabarito da
professora: Letra D.
Referência:
[1] Business Process Model and Notation
(BPMN) Version 2.0, 2011, Object Management Group – OMG (Disponível no site
oficial da OMG), tradução da professora.
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Na modelagem BPMN existem quatro grupos de elementos:
- Objetos de Fluxo (Flow Objects);
- Objetos de Conexão (Connecting Objects);
- Raia de piscina (Swimlanes);
- Artefatos (Artifacts).
Os objetos de fluxos são os principais elementos gráficos para definir o comportamento do processo de negócio. Eles podem ser de três tipos:
- 1. Eventos (Events): Algo que pode acontecer. Estes eventos afetam o fluxo do processo e têm geralmente uma causa (trigger) ou um impacto (result);
- 2. Atividades (Activities): Passos lógicos que ocorrem dentro do processo. Os tipos de atividades são: Tarefas e sub-processos. O sub-processo é distinguido por uma pequena cruz no centro inferior da figura;
- 3. Decisões (Gateways): Controlam o fluxo de sequência. São usados para controlar a divergência e a convergência da sequência de um fluxo. Assim, determinará decisões tradicionais, como juntar ou dividir trajetos.
Fonte: www.devmedia.com.br/introducao-ao-business-process-modeling-notation-bpmn