SóProvas


ID
3925348
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Dentre os caminhos que levam o mínimo de sustentabilidade às áreas urbanas, estão a criação, a aplicação e o cumprimento efetivo das leis e normas que regulamentam o uso de seus espaços, tanto pelo poder público quanto por seus cidadãos. Sobre os rios urbanos de Fortaleza, analise as afirmações a seguir.


I. Além do rio Cocó, os rios Ceará e Pacoti drenam a cidade de Fortaleza, e todos estes corpos hídricos têm elevado comprometimento ambiental em suas respectivas bacias.

II. Nas bacias dos rios Ceará, Cocó e Pacoti existem diversas áreas ocupadas irregularmente por invasões que se encontram em área de risco.

III. A bacia do rio Ceará é a que apresenta as melhores condições de preservação ambiental e total adequação à legislação ambiental vigente.


Está correto o que se afirma somente em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    Os principais cursos d’água no município de Fortaleza são: Cocó, Ceará, Maranguapinho, Pacoti e Coassu. O rio Cocó corta todo o município, sendo o principal recurso superficial. Nasce na vertente oriental da serra da Pacatuba, no município homônimo. Tem direção norte-sul mudando para este-sudoeste abruptamente, indo desaguar no oceano Atlântico. Seu curso total é de 50 km, destes, 24 km somente no município de Fortaleza.

    Os problemas ambientais maiores, relacionados a essas bacias hidrográficas, são:

    • Ações judiciais contra o Estado do Ceará requerendo indenizações em função dos decretos de desapropriação;

    Ocupações irregulares e invasões em área de preservação permanente;

    • Projeto de construção da ponte sobre o Rio Cocó;

    • Disposição de resíduos sólidos;

    • Estações de Tratamento de Esgoto da Lagoa da Zeza, Lagamar e Dendê e lagoa de estabilização do Tancredo Neves;

    • Lançamento de efluentes de ligações clandestinas.