Conforme Grogan (2001, p. 37-42):
Consultas de caráter administrativo e de orientação espacial - Consultas sobre assuntos tão elementares e rotineiros não existem maiores conhecimentos bibliográficos parte do pessoal, mas simplesmente um conhecimento básico e genérico sobre onde as coisas se encontram e como são feitas numa determinada instituição.
As consultas de autor/título são muito comuns em todos os tipos de bibliotecas, mas principalmente em grandes bibliotecas universitárias, que para muitos estudantes, ao longo de todas as disciplinas que cursaram, permaneceram inacessíveis e misteriosas. Em muitos casos, essas consultas são causadas pela falta de familiaridade do consulente com a mecânica do uso da biblioteca para localizar uma determinada peça bibliográfica. Para o bibliotecário, portanto, são geralmente fáceis, podendo exigir uma certa habilidade e paciência para sua solução, mas dependem do conhecimento minucioso do acervo e de capacitação bibliográfica específica, mais do que da formação profissional genérica do bibliotecário diplomado.
Consultas de localização de fatos - a terceira categoria dentro deste amplo grupo de questões que demandam a assistência limitada e constituída pelas consultas fatuais as vezes conhecidas como consultas de referência rápida ou de referência imediata, mas que talvez mereçam ser chamadas, com mais propriedade, de consultas de localização de fatos. Elas exigem, para sua solução, o fornecimento de material informacional específico e, estatisticamente correspondem à maior parte das consultas recebidas em biblioteca de todos os tipos. Nos últimos anos verificou-se uma tendência, na bibliografia que trata do serviço de referência, no sentido de menosprezar essas consultas fatuais, porque não mereceriam a atenção integral de bibliotecários assoberbados de trabalho.
[...]. A maioria das consultas desse tipo exige uma única resposta fatual, [...].
Consultas de localização de material -Em primeiro lugar, não se pode af irmar que nenhuma delas tenha uma única resposta definitiva; em segundo lugar, nunca se chega a um ponto em que seja possível afirmar que a busca foi completada, pois sempre resta a possibilidade de pesquisas adicionais descobrirem novas informações; em terceiro lugar, o bibliotecário só saberá com certeza se o que foi fornecido corresponde à resposta ‘certa’, isto é, a série de informações apropriadas à necessidade do consulente, depois de observar sua reação.
Consultas de pesquisa - [...]. O que normalmente acontece e o bibliotecário descobrir opto problema trazido pelo usuário não pode ser resolvido com a bibliografia ou com as várias outras fontes, documentais ou pessoais, que se acham disponíveis para consulta.
Gab. A
GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2001.
I. Consultas de caráter administrativo e de orientação espacial.
II. Consultas de autor/título.
III. Consultas de localização de fatos.
IV. Consultas de localização de material.
V. Consultas de pesquisa.
I-b; II-a; III-c; IV-e; V-d.
I. Consultas de caráter administrativo e de orientação espacial..--b. Exigem apenas um conhecimento básico e genérico sobre onde as coisas se encontram e como são feitas numa determinada instituição. Podem ser antecipadas mediante um sistema de informação visual com avisos e indicações apropriadas.
II. Consultas de autor/título-- a.. São causadas pela falta de familiaridade do consulente com a mecânica de uso da biblioteca para localizar uma determinada peça bibliográfica. Dependem do conhecimento minucioso do acervo e de capacitação bibliográfica específica.
III. Consultas de localização de fatos.-- c. Exigem, para sua solução, o fornecimento de material informacional específico e, estatisticamente, correspondem à maior parte das consultas recebidas em bibliotecas de todos os tipos. A maioria das questões desse tipo exige uma única resposta fatual.
IV. Consultas de localização de material. -- e. Demandam a apresentação de uma série de informações sobre o tema da consulta. O bibliotecário só saberá com certeza se o que foi fornecido corresponde à resposta “certa”, isto é, a série de informações apropriada à necessidade do consulente, depois de observar sua reação.
V. Consultas de pesquisa.-- d. Não pode ser resolvida com a bibliografia ou com as várias outras fontes documentais, ou pessoais, que se acham disponíveis para consulta. Os bibliotecários de referência, como tais, não estão equipados com as ferramentas necessárias para atendê-las.