SóProvas


ID
3926428
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em regiões com alta umidade relativa do ar, como é o caso de Belém, uma das medidas para melhor conservar livros e outros materiais de informação é

Alternativas
Comentários
  • Conforme Vieira (2014, p. 189):

    Temperatura e umidade: contribuem fortemente para a deterioração de materiais bibliográficos e favorecem a proliferação de agentes biológicos.

    Ação corretiva: manter a temperatura entre 19 e 23°C e a umidade relativa do ar entre 50 e 60%, utilizando equpamentos específicos como aparelho de ar-condicionado, ventilador, higrômetro (mede a umidade relativa do ar), termo-higrômetro (mede a temperatura e a umidade do ambiente), e desumificador (retira a umidade do ambiente).

    Gab. D

    VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

  • Esta questão aborda conhecimentos básicos sobre a conservação de acervos em bibliotecas.

    A umidade e temperatura de um ambiente interferem diretamente no estado físico do acervo. Nas alternativas, a questão sugere algumas medidas para conservar os livros em um ambiente de umidade alta. Vejamos qual deles é a medida correta.

    a) Permite arejar o acervo, porém, dependendo da posição das janelas pode atrapalhar a luminosidade, comprometer a segurança do acervo e facilitar a entrada de insetos e pragas no ambiente. INCORRETA.

    b) As plantas podem atrair insetos e outras pragas que podem comprometer o acervo. INCORRETA.

    c) A falta de circulação do ar pode gerar mofo e outros problemas no acervo. INCORRETA.

    d) É uma forma de manter o ar circulando e diminuir o impacto da umidade sem expor o acervo às condições climáticas desfavoráveis. CORRETA.

    e) Esta medida não teria efeito contra a alta umidade do ar. INCORRETA.

    Gabarito do Professor: Letra D