SóProvas


ID
3928498
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A cartografia temática não surge de forma espontânea, é historicamente sucessiva à visão topográfica do mundo, essencialmente analógica. No fim do século XVIII e início do século XIX, culminaram com a definição de outro tipo de cartografia, a temática, do domínio dos mapas temáticos. Pode-se considerar que a elaboração do mapa temático da Geografia se insere num contexto que envolve a busca de conhecimento e o esclarecimento acerca de certa questão da realidade que se tem interesse em desvendar e resolver.


(MARTINELLI, M. Mapas da Geografia e Cartografia Temática. São Paulo: Contexto, 2003.)


Sobre o assunto, analise as afirmativas.



I - Para a construção de mapas temáticos, é preciso que se apresente tema; dados que podem ser de natureza qualitativa ou quantitativa, naturezas ordenadas ou não; base cartográfica.


II - Os mapas temáticos podem ser construídos levando-se em conta vários métodos, considerando as características e a forma de manifestação (em pontos, em linhas, em áreas) dos fenômenos considerados em cada tema, seja na abordagem qualitativa, ordenada ou quantitativa.


III - As representações ordenadas em mapas são empregadas para expressar a existência, a localização e a extensão das ocorrências dos fenômenos, dos seus atributos em sua diversidade, que se caracterizam pela sua natureza, espécie, podendo ser classificados por critérios estabelecidos.


Está correto o que se afirma em  

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Os mapas temáticos são representações gráficas da superfície terrestre ilustradas de acordo com algum critério preestabelecido. Para designar os diferentes aspectos do espaço geográfico, utilizam-se as legendas e os símbolos a elas correspondentes para espacializar determinados fenômenos.

    Mais do que apenas realizar descrições espaciais sobre determinadas atividades ou fenômenos naturais, os mapas temáticos também possuem o mérito de apresentarem formas distintas de leitura e interpretações da realidade, ofertando ao seu leitor uma melhor noção das manifestações sociais e da natureza, como as atividades culturais de uma região ou os índices pluviométricos de um país.

    Portanto, a produção dos mapas temáticos vai muito além da representação das áreas e suas formas, trata-se de reinterpretações dessas para melhor descrever dados e fenômenos.

  • Gabarito: A) I e II, apenas. ✅

    III - As representações ordenadas em mapas são empregadas para expressar a existência, a localização e a extensão das ocorrências dos fenômenos, dos seus atributos em sua diversidade, que se caracterizam pela sua natureza, espécie, podendo ser classificados por critérios estabelecidos.

     → Representações Ordenadas

    - São representações ordenadas quando as categorias dos fenômenos se inscrevem numa sequência única, aceita universalmente.

    - A relação dos objetos é de ordem, são definidas as hierarquias.

    - Alguns fenômenos são passíveis de serem classificados por ordem, são categorias de interpretações qualitativas, quantitativas ou de datações.

    - São exemplos: a hierarquia das cidades pelo tamanho populacional; a sequência do uso dos espaços agrícolas no tempo.

    - Na percepção ordenada o tamanho expressa proporcionalidade (B é tantas vezes maior que A). 

    Até então eu só conhecia representações quantitativas e qualitativas. Boa pros pia

  • Avante PMPR #Pertenceremos!